Configurar Link Dedicado VIVO
-
Olá, estou com um link dedicado da Vivo e preciso configurar na interface, deixei no routing dynamic pra pegar a configuração automática, só que não funciona.
Tenho já o Ip fixo, gateway, mascara e dns's. E também o endereço MAC.
-
Olá!
Se vc ligar um notebook no aparelho da vivo com a configuração que ti passaram funciona ? -
This post is deleted! -
@ismarcs não tenho como testar dessa forma, excelente ideia.
Mas a conexão anterior era, LP (onde chega o link) -> Gestor (aparelho gestor de tráfego) -> Roteador (aparelho simples que fazia essa recepção de sinal e mandava pro pfsense).
O que acontece que esse aparelho quebrou, nisso preciso deixar no pfsense no lugar desse roteador, e jogar pro switch.
-
@dr1co Entendi. Provável que seja estático. Tenta com os dados que vc tem, e veja se pinga o gateway.
-
@ismarcs To tentando o dia todo, e quebrando a cabeça...kkkk
Mas fiz um teste de ping e me retornou isso:
PING dftex7xfha8fh.cloudfront.net (13.227.99.67) from xxx.xx.xx.xxx(dedicado vivo): 56 data bytes
64 bytes from 13.227.99.67: icmp_seq=0 ttl=240 time=11.919 ms
64 bytes from 13.227.99.67: icmp_seq=1 ttl=240 time=15.043 ms
64 bytes from 13.227.99.67: icmp_seq=2 ttl=240 time=9.658 ms--- dftex7xfha8fh.cloudfront.net ping statistics ---
3 packets transmitted, 3 packets received, 0.0% packet loss
round-trip min/avg/max/stddev = 9.658/12.206/15.043/2.208 msIsso quer dizer que o que fiz deu certo? rs
Unica coisa que reparei, que não pegou os dns, e tambem não configurei eles.
-
@dr1co Opa, se ta pingando esta saindo. Agora é configurar o resto no PFsense para navegar.
-
Fiz isso que deu positivo para o ping, mas o dns ainda to meio perdido de onde configurar.
Obs. clonei pq ACHO que é esse mac que está liberado no console do gestor, não sei realmente se é necessário fazer isso.
-
@dr1co Adicionei os DNS's (primário e secundário) na guia System -> General Setup
E salvei! Ná página inicial já apareceram eles, porém ainda não realizei teste se esta tudo ok com o link.
-
@dr1co Testei e não está funcionando
Reparei que na NET que está em bridge pega o ip direto (ocultei), mas o da vivo fica dessa forma.
-
-
@dr1co o primeiro Gatway esta em DHCP ?
Como esta configurado o Gatway ? -
@dr1co said in Configurar Link Dedicado VIVO:
Fiz isso que deu positivo para o ping, mas o dns ainda to meio perdido de onde configurar.
Obs. clonei pq ACHO que é esse mac que está liberado no console do gestor, não sei realmente se é necessário fazer isso.
Add o Gartway nessa tela.
-
@ismarcs Fiz com o gateway adicionado, e sem o gateway, sem sucesso, link ainda off
-
@dr1co o meu aqui é parecido com o seu. Mas sua rede não pode ser /32
-
@ismarcs comecei do zero, e fiz /24, ainda não reconheceu a rede
-
@dr1co Como é um link dedicado, a VIVO vai ti entregar um IP Válido, com a mascara. Sem essa informação nao vai funcionar.
Por exemplo meu provedor me entrega um Ip /29, meu GAT é final exemplo: 19, rede 18, ip de 199.199.199.19-199.199.199.24
Exemplo apenas. Meu PFsense esta com ip 199.199.199.20.
Configurei na rede WAN o Ip Fixo 199.199.199.20/29
Criei o GAT com IP 199.199.199.19/29. -
@ismarcs entendi! Por exemplo, meu gw é xxx.xxx.xxx.x21 e o primeiro ip disponível é xxx.xxx.xxx.x2.
O gateway é o que configuro no static rout, e o primeior ip configuro na interface wan, certo?
Nisso, tenho que saber da operadora qual o / no final, testei o /24e não funcionou, configurei o server dns com os endereços dns fornecido pela vivo já
-
@dr1co Não precisa configurar static rout, o GW que ti passaram vc configura como GW da sua WAN, o IP q ti passaram vai ser o IP da WAN. DNS não importa.
A VIVO provavelmente ti fornece um /29. To chutando. -
@ismarcs Fiz o que disse, removi os DNS fornecido pela operadora, e fiz apenas a configuração acima. O link continua off. Vou testando outras / pra ver se funciona rsrs