Como configurar IPv6 no PfSense 2.6.0
-
Meus caros,
Estou tentando realizar a configuração de IPv6 no meu PfSense 2.6.0 mas até o momento sem sucesso, minha rede é da seguinte forma:A operadora entrega a conexão em casa através de uma ONU em modo bridge e eu faço a discagem do PPPoE.
A discagem é realizada através de um router intelbras Action RG 1200 dedicado exclusivamente para isso. Escolhi fazer desta forma pois o PfSense estava perdendo performance e reduzindo a conexão a 200M sempre que realizava a discagem do PPPoE. O DCHPv4 deste router foi desligado e ele delega um ip interno fixo para o firewall, este mesmo IP esta configurado como DMZ para que tudo que chegue no IP publico seja transferido para o firewall e eu possa aplicar as regras através dele, também desliguei as duas redes Wireless do router para evitar qualquer gargalo.
As configurações de IPv6 no router intelbras estão da seguinte forma:E o resultado disso é:
No firewall, configurei a interface WAN da seguinte forma:
Como resultado, a interface consegue um endereçamento v6:
Na interface LAN, apliquei as seguintes configurações:
Já tentei utilizar o DHCPv6 do firewall para distribuir para a LAN, mas não funcionou, então deixei aplicado a única configuração em que os hosts conseguem resolver nomes v6 mas não há navegação v6:
Nos testes dentro do firewall, há comunicação v6, mas isso não ocorre nos hosts da rede LAN:
A configuração de rede do firewall, esta permitindo trafego IPv6 e minhas regras de firewall também permitem trafego tanto v6 quanto v4.
Se alguém puder jogar uma luz nas configurações ajudará bastante, pois já estou a horas tentando fazer isso funcionar e não consigo.
Importante ressaltar que, independente da configuração, a interface LAN não consegue nenhuma IPv6:
-
-
-
se vc disca pelo o roteador, aconselho a passar para a interface wan do pfsense e colocar em pppoe e pegar esse roteador mudar o modo em "PONTO DE ACESSO" (acess point) ele vai ficar em bridge e passar os pacotes quem gerencia a rede será o pfsense.
-
@marcosjr valeu pela resposta meu caro, mas se eu fizer isso, vou esbarrar em outro bug da versão 2.6 que ainda não foi solucionado. Toda vez que delego a tarefa de discar o PPPoE para o firewall, ele perde muito de sua capacidade e reduz o link de 500M para menos de 290M, por isso, uso um router para fazer a discagem.
-
@dognun eu uso com pppoe normal da minha operadora com ipv6 e nao tenho perda de performance... qual teste de velocidade vc faz?