PfSense + Sped Contábil
-
Olá Pessoal,
Já pesquisei no fórum e não encontrei nenhuma solução. Caso alguém possa me ajudar por favor, agradeço.
Meu cliente utiliza o software do governo chamado Sped Contábil e recentemente começou a enfrentar dificuldades para enviar suas declarações.
Já procurei orientações do fabricante e segui todas as instruções para efetuar a correta liberação do programa mas até o momento sem sucesso.
Sistema
Sped ContábilMensagem de erro apresentada
<ERRO> ERRO!
O ARQUIVO NÃO FOI TRANSMITIDO.
Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão.
Verifique se sua configuração de rede está de acordo com as instruções constantes no endeço:
wwww.receita.fazenda.gov.br, Perguntas e Rspostas, Receitanet.
Caso a configuração de rede esteja conforme essas instruções, aguarde algum tempo, e tente novamente a transmissão.Possível solução do Fabricante
O que fazer pois a mensagem do Receitanet é " Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão..." ?Verificar se a configuração Proxy/Firewall de sua rede está de acordo com o necessário para permitir a transmissão para os servidores de recepção da RFB. Nas configurações de Proxy devem ser liberados todos os pacotes da porta 3456 para as faixas de IP's 161.148.x.x , 189.9.71.x e 200.198.239.x tanto para entrada quanto para saída (veja item 28).
Configurações do PfSense Local
Alias IP: Receita_Federal
Network or FQDN: 200.152.45.138/32, 161.148.0.0/16,189.9.71.0/24,200.198.239.0/24,200.198.192.0/18Alias Port: Receita_Federal_Portas
Ports: 3456, 80, 443Regra de Firewall
Action: PASS
Interface: LAN
Address Family: Ipv4
Protocol: TCPSource: LAN net
Destination: Receita_Federal
Destination Port Range: Receita_Federal_PortasLogs relacionados no PfSense
May 23 23:39:35 LAN 10.0.16.139:50876 200.198.239.21:3456 TCP:S -
Olá @rogerioaraujoo
Você utiliza também neste pfSense algum web filter proxy?
-
Não utilizo nenhum tipo de Proxy, acesso direto.
-
Você obteve algum sucesso para resolver este problema ?
Este final de semana vou atualizar o pfsense e rever algumas rotas de nat que estão setadas manualmente para automático.
-
@rogerioaraujoo nenhum cliente meu que utiliza o Sped Contábil está com problemas.
-
@acamoura você já fez algum teste não passando pelo FW?
-
@hugoeyng eu não estou com problemas de acesso pelo firewall pfSense.
Quem relatou o problema e que respondi a ele para tentar ajudá-lo é o @rogerioaraujoo
-
Ola Hugo,
O pessoal está roteando o wi-fi do celular para conseguir efetuar a transmissão das declarações.
Este final de semana que vou poder efetuar este tipo de teste.
Independente do cenario vou aproveitar e atualizar a versão do firewall.
Obrigado pela ajuda de qualquer forma.
-
@rogerioaraujoo Normalmente não é preciso nenhum tipo de regra no FW do pfSense para enviar o SPED.
Se depois da atualização da versão o problema persistir, talvez você deva desativar todas as regras e testar.