Como bloquear sites sem usar proxy ?
-
Bom dia, sou da manutenção de computadores e estou entrando no assunto de redes recentemente, na empresa que trabalho usamos o pfsense e pediram para que eu visse o bloqueio de alguns sites aos usuários. Usamos o SquidGuard Proxy Filter para gerenciar nossa blacklist mas está deixando a desejar, gostaria de saber se os companheiros da comunidade têm alguma sugestão de como bloquear sites e apps (youtube, spotify...) pelo pfsense sem usar proxy.
Pelo que pude ler em alguns sites, proxy acabou ficando pra trás e não está sendo tão utilizado hoje em dia por alguns motivos, poderiam informar se é mito ou verdade ?
PROXY NÃO FUNCIONA COM:- HTTPS/SSL
- Sites que não operam na porta 80
- Podem haver problemas com refresh das páginas.
No nosso caso liberamos algumas faixas de ip para acesso à músicas e vídeos e de uma hora pra outra, sites como o youtube e até mesmo o google não funcionam mesmo com o ip e porta do proxy configurados.
Agradeço aos que puderem me ajudar -
-
Olá @pedroalisson, se for bem implementado os web filters de proxy funciona bem.
Mas se estiver com dificuldades em lidar com as features de proxy você pode utilizar por exemplo um outro aplicativo com as features de você fazer filtros com bloqueios baseados no NxFilter como uma alternativa.
Só deixando claro que essa feature não é nativa do pfSense sendo um software de terceiro para com o pfSense.