Realtek limitando Internet de 1Gbit.
-
Olá pessoal! Estou com um problemas aqui. Minha WAN no pfSense é Realtek, e recebo de meu provedor uma banda de 1Gbit de Download, mas o porém é que esta placa da Realtek não entrega toda esta banda de 1Gbit, me entregando aproximadamente 300Mbps. Alguém já passou por este problema e conseguiu resolver isso? Alguma dica de vocês? Muito Obrigado pela atenção!
-
@cássio-elias
Olá Cássio,
Como é que vc está fazendo esse seu teste? está usando iperf? De máquina pra máquina direto com cabo cross? Tem switch no meio? Tem link no meio?
Qual o chipset da sua placa realtek? Essas informações são necessárias pra te ajudar. Normalmente uma interface (mesmo realtek) vai te entregar em média entre 950 e 990 Mbits. -
@fabricioguzzy o cabo chega direto da operadora na minha WAN...o chipset tenho que ver... Cabo CAT6 Furukawa.. estou testando pelo pacote Speedtest do pfSense.. se tiro o cabo do pfSense e conecto no notebook, o site do Speedtest apresenta a velocidade total, mas no teste com o cabo na wan do pfSense e pelo pacote do Speedtest em modo terminal, da cerca de 350Mbps..ja ouvi relatos que parece que existe este problema mesmo com NICs Realtek, mas espero conseguir resolver.
-
@cássio-elias - Você citou que a operadora entrega 1 Gigabit. Você consegue downloads de 1 Gigabit usando um laptop qualquer conectado direto no Link?
Pra ter certeza que não há nada de errado com o equipamento ou com a placa de rede, faça um teste com um cabo cross entre o seu firewall e um outro PC que tenha placa de rede gigabit. Veja também quanto está consumindo de CPU/Memória no Firewall durante o teste.
Outra coisa importante é verificar se vc não tem nenhuma regra ou NAT causando delay/latência.
O melhor mesmo é fazer o teste com um cabo cross.
Use o IPERF em modo TCP pra fazer o teste.
Verique também qual a configuração de MTU da sua placa de rede no Firewall. Isso influencia (e muito) na performance/bandwidth.