Problemas de conexão com squid proxy
-
Bom dia,
Estou passando pela seguinte situação. Já faz um tempo, em torno de 3 anos que eu utilizo o pfSense, porém era utilizado apenas as suas funções básicas, como o server DHCP e atribuição de IP fixo para os dispositivos. O cenário é uma escola que no momento são em torno de 300 dispositivos, mas raramente essa quantidade se conecta simultâneamente, o link de internet é da Vivo com 200mbs de velocidade, porém, a distribuição 10/100/1000 desses megas esta concentrada apenas no servidor, e nos pontos externos, dentro dos laboratórios de informática ainda esta com Switch 10/100, e os pontos de Wi-Fi também só trabalha com 10/100. Há 5 meses atrás resolvi implantar o serviço de proxy não transparente, instalei os pacotes e configurei de acordo com os tutoriais e instruções que encontrei na internet. Instalei o Squid Server, SquidGuard e LightSquid. No SquidGuard eu importei a seguinte Blacklist http://dsi.ut-capitole.fr/blacklists/download/blacklists_for_pfsense.tar.gz. Quando em torno de 100 máquinas se conectam simultâneamente, a conexão fica muito instável. Ocorrem vários erros diferentes. Hora aparece um erro assim que o navegador é aberto, hora aparece outro erro quando é feito qualquer pesquisa no navegador. Hora o erro surge e depois de uns 5 segundos a página é carregada, às vezes aparece erros como se a página estivesse bloqueada, porém, não esta, e algumas vezes aparece erros com problema no dns também. Estou tendo problemas também com a aplicação de configurações nele, por exemplo, defino uma configuração de bloqueio de um item ou configuração do time, aplico e salvo no squidguard e nada acontece, é como se eu não tivesse feito nada, é muito surreal! Já realizei testes de todas as formas, ja troquei o hardware para o sistema rodar, inclusive cheguei a implantar o sistema em um servidor antigo da Itautec, fiz as otimizações nos ajustes de sistema do pfSense, fiz a divisão de banda, um rapaz de outra escola me passou o backup do servidor dele rodando estes mesmos serviços, perfeitamente na unidade dele, subi o backup no servidor daqui, troquei apenas o endereçamento IP, e mesmo assim os problemas persistiram. Antes de instalar este serviço no pfSense, ele rodava normalmente, às vezes tinha lentidão, mas funcionava. Gente, não sei mais o que fazer. Vocês saberiam o que pode estar ocasionando estes problemas?Abaixo a descrição do hardware que eu instalei o sistema:
i5-7500 CPU @ 3.40GHz
8GB RAM
HD 500GB
1 Placa ethernet Realtek Onboard Gigabit (WAN)
1 Placa Ethernet Realtek OffBoard Gigabit (LAN)Algumas das configurações principais no servidor:
Na WAN estou utilizando a categoria C de IPs: 192.168.x.x
Na LAN estou utilizando a categoria B de IPs: 172.16.x.xDistribuição DNS com o DNS Resolver, configurado o DNS do google nas configurações de DNS do pfSense
-