VIVO Fibra + Modem GPT-2741GNAC-N2-SV + pfSense + Roteador
-
Olá comunidade,
Estou enfrentando desafios na configuração do pfSense para estabelecer uma conexão PPPoE com a VIVO, com o modem VIVO/GVT GPT-2741GNAC-N2 configurado em modo bridge. Minha rede envolve o pfSense 2.7.2 em um mini PC, um roteador Mesh central e repetidores Mesh.
Configuração da Rede:
- Modem VIVO/GVT: GPT-2741GNAC-N2
** Modo Bridge
** VLANs configuradas: Internet (600/0), Voip (601/0), VOD (602/3) - pfSense:
** Versão 2.7.2
** Está instalado em um mini pc com 4 portas eth (igc0, igc1, igc2 e igc3)
** Interfaces:
*** WAN (igc0.600)
*** LAN (igc1 - DHCP 10.10.1.1/24)
*** OPT1 (igc2 - DHCP 10.10.2.1/24) - Roteador Mesh Central
** Archer AX10
** Conectado ao pfSense via cabo (porta LAN)
** DHCP desativado - Repetidores Mesh
** 2 RE605X
** Conectados via Wi-Fi ao roteador Mesh central
Problema:
O pfSense não consegue concluir a conexão PPPoE com a VIVO, resultando em timeouts e tentativas de reconexão. Nenhuma mensagem de erro é mostrada.Ações Tomadas:
- Fiz e refiz a configuração algumas vezes, sendo que dá última vez, para diminuir a complexidade, removi o roteador e repetidores, deixando uma conexão direta em um notebook.
- As configurações de autenticação PPPoE parecem corretas.
Dúvidas/Ajuda
- A VIVO bloqueia esse tipo de configuração?
- Pelos detalhes acima, algo que possa estar fazendo errado?
- Gostaria de saber se existe um log detalhado para identificar o erro na conexão e se alguém já enfrentou esse problema antes.
Agradeço pela ajuda!
- Modem VIVO/GVT: GPT-2741GNAC-N2
-
@vitorlm said in VIVO Fibra + Modem GPT-2741GNAC-N2-SV + pfSense + Roteador:
modem VIVO/GVT GPT-2741GNAC-N2
Boa noite amigo.
Eu uso este mesmo modem em modo bridge e ppoe pelo pfsense, funcionando normal.
Não tive problemas para configurar, apenas passei o modem da vivo para bridge e tem que deixar o cabo de rede que liga à placa do pfsense, na porta eth1 do modem da vivo.
Boa sorte. -
Opa. Fala aí @teslainfo... obrigado pela resposta!
Cara, mas vc configurou as VLANs no pfSense? Fez alguma configuração diferente? Criou uma interface com o Mac Address do modem?
Te falar que já fiz do simples ao mais complexo, e nem de um lado, nem do outro, funcionou. :(
Obrigado!
-
@vitorlm Bom dia. Não uso Vlan. Só coloquei a wan_vivo por exemplo para discar o pppoe. Se puder ajudar de alguma outra forma, estou a disposição.
-
@vitorlm Lembrando que aqui em SP login e senha pppoe vivo é cliente@cliente senha cliente
-
Oi, pessoal!
No final, consegui resolver meu problema!
Em mais uma tentativa, mudei algumas coisas e funcionou: eu removi todas as VLANs e mantive minha configuração de WAN como PPPoE. Parei de clonar meu o MAC do modem. E configurei regras no meu firewall que permitem a comunicação entre LAN e OPT1.
Acredito que o fato de procurar em múltiplas, aplicar configurações sem entender, complicou o problema mais do que precisava. Mas agora está tudo funcionando perfeitamente. Tenho três interfaces (WAN, LAN e OPT1) com DHCP ativado, e algumas regras de firewall. Simples assim!
Obrigado a todos pela ajuda!
-
Ola, Boa Tarde a todos
Esta é uma opção que venho considerando fazer
ligar a fibra da VIVO direto no SPF+ do NetGate SG2100.As specificações estao abaixo, se alguem ja fez isso eu gostaria de saber se funciona.
SFP+ 10Gb/s Transceiver, 10GBase-SR, MMF, 850nm, 300M
For use with Netgate 6100, 8200, and 8300 Security Gateways
Key FeaturesSFP+ transceiver module 10GBase-SR Operating data rate up to 10.3Gbps up to 300m at 50/125 um MMF 850 nm VCSEL Transmitter Single 3.3V Power supply and TTL Logic Interface Duplex LC Connector Interface, Hot Pluggable Operating Case Temperature Standard: 0℃ ~ +70℃
Applications
10GBASE-SR at 10.31Gbps 10GBASE-SW at 9.95Gbps 1000 Base-SR Ethernet 8x FC at 8.5Gbps 4x FC at 4.25Gpbs 2x FC at 2.125Gpbs 1x FC at 1.0625Gbps Other optical links
Compliance Information
Compliant with MSA SFP+ Specification SFF-8431 Compliant with 10G 1200-M5-SN-I and 1200-M6-SN-I FC standard Compliant with 8.5G 800-M5-SN-I and 800-M6-SN-I FC standard Compliant with 4.25G 400-M5-SN-I and 400-M6-SN-I FC standard Compliant with 2.125G 200-M5-SN-I and 200-M6-SN-I FC standard Compliant with 1.0625G 100-M5-SN-I and 100-M6-SN-I FC standard Compliant with IEEE 802.3ae 10GBASE-SR/SW