Como Failover com duas conexões de vpn usando ipsec no pfsense
-
Bom dia!
Srs, procurei em vários fóruns mas não encontro nada, acho que deve ser impossível de fazer.
Gostaria de saber como fazer um failover entre duas conexões ipsec.... tenho o seguinte senário.
Possuímos um serviço na AWS onde acessamos através de VPN IPSec a partir da empresa. Tenho dos links redundantes um da Algar e outro da Vivo, fiz dois tuneis conectando a AWS, ate ai tudo bem mas o problema é que os dois ficam ativos ao mesmo tempo.
Gostaria de saber se existe alguma maneira de configurar um failover entre eles, quando um cair o outro começa a funcionar, tipo failover entre links onde configuramos os tiers.
Isso é possível?
Obrigado pela ajuda!
-
@fcostars Configura o IPsec em modo VTI, ai você vai poder rodar OSPF no túnel para chaveamento que vai acontecer em segundos.
Se quiser ainda mais melhorar o tempo de convergência, pode tunar o dead e hello timers, ou rodar o BFD no OSPF.https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/vpn/ipsec/configure-design.html
-
-
-
@fcostars said in Como Failover com duas conexões de vpn usando ipsec no pfsense:
só funciona de pfsense para pfsense!
Opa, o pfSense usa strongswam internamente, diversos fabricantes suportam VTI, pelo que vi ultimamente parace que apenas a Mikrotik ainda não suporta.
[23.09.1-RELEASE][root@pfsense.home.arpa]/root: pkg info strongswan strongswan-5.9.11_3 Name : strongswan Version : 5.9.11_3 Installed on : Wed Dec 6 19:10:13 2023 -03 Origin : security/strongswan Architecture : FreeBSD:14:amd64 Prefix : /usr/local Categories : security net-vpn Licenses : GPLv2 Maintainer : strongswan@nanoteq.com WWW : https://www.strongswan.org Comment : Open Source IKEv2 IPsec-based VPN solution
Portanto, seria possível fazer o VTI sim entre as duas pontas.
Essa seria a melhor opção, você poderia usar roteamento estático (que não teria failover) e você teria que alterar o gateway da rota manualmente caso quisesse chavear.
Você poderia usar policy route com gateway group com os gateways da VPN.
E você poderia usar roteamento dinâmico com OSPF instalando o FRR no pfsense e no Debian, mas eu nunca instalei isso no Debian, então não sei como seria trivial.A outra forma seria você fechar apenas um túnel da sua rede para a AWS usando dyndns.
Nesse caso, caso o seu link da Vivo (supondo que é o primário) por exemplo caísse, o dyndns atualizaria e você fecharia a conexão novamente com a AWS usando esse novo link.