Separar internet
-
Pessoal bom dia, tenho um pfsense rodando na última versao com 4 WAN tudo ip fixo. mais ou menos 200 IPs na em uso. teria alguma forma de dividir esses 200 dispositivos nas internets? pensei em criar nas regras de firewall separando cada 50 IPs saindo por Gw diferente, porém se um dia internet cair vou ter q remover a regra manualmente para voltar ai fica inviavel.
-
@ivanz said in Separar internet:
Pessoal bom dia, tenho um pfsense rodando na última versao com 4 WAN tudo ip fixo. mais ou menos 200 IPs na em uso. teria alguma forma de dividir esses 200 dispositivos nas internets? pensei em criar nas regras de firewall separando cada 50 IPs saindo por Gw diferente, porém se um dia internet cair vou ter q remover a regra manualmente para voltar ai fica inviavel.
use gateway groups.
Crie 4 gateway groups.
Gateway group 1:
WAN1 - Tier1
WAN2 - Tier2
WAN3- Tier3
WAN4 - Tier 4
Crie uma alias, dos primeiros 50 IPs na LAN e use esse alias e gateway group na regra de Internet (alias na origem da regra e o gateway group fica em advanced options).Repita o processo de criação do gateway group1, mas agora ponha a WAN2 como tier 1 e a WAN1 como Tier2.
Crie um alias, do IP .50 até o IP .100, e crie uma regra abaixo da regra criada acima, selecione o gateway group 2 e o alias criado.E assim por diante.
-
legal meu amigo, vou testar dessa forma