Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

IPv6 Vivo não vai - PfSense 2.7.2

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 2 Posters 573 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      jmaurin
      last edited by

Olá!
      Estou apanhando aqui e não consigo resolver de maneira alguma. Alguma dica/sugestão?

O que esta acontecendo: meu pfsense esta todo configurado já a alguns anos e funcionando perfeitamente em ipv4 e agora resolvi configurar o ipv6. A conexao WAN é um vivo fibra com ip dinamico mesmo.
      A interface WAN esta configurada como DHCP6 e para pegar o DHCP via ipv4.
      a5353e0c-2856-43f2-9650-5478ae4a9100-image.png
      PS: eu já tentei com o MSS em branco e também com o "Do not wait for a RA" desabilitado.....sempre o mesmo resultado.

Já na LAN esta como Track Interface e o MSS também esta como 1440 (peguei esta dica do 1440 aqui no forum)
      b75c6d20-60f0-406f-8123-511a06d0184b-image.png
      60025605-cd18-404b-ad10-aa68748d1212-image.png

O DHCPv6 esta desabilitado e o RA esta como Unmanaged.
      363edcf8-a639-42b7-8bbd-bb89d1ec8bbb-image.png
      1d496d21-c449-4192-a97d-062e91bcac07-image.png
      OBS: eu já tentei com o RA como Stateless + DHCPv6 habilitado, mesmo resultado.
      Também já experimentei remover os campos DNS que eu fixei ali embaixo (são os DNS's da vivo), ambos os testes sem sucesso.

O PfSense esta pegando o IP normalmente e atribuindo tanto para ele mesmo na LAN como para as outras estações.
      31b313ef-5bfb-4817-88a2-375641d55eab-image.png

Quanto aos gateways, pfsense esta no modo automatico....isto é, ele tem um gateway que é atribuido via DHCP para ele....e ele consegue chegar até o gateway sem problema (o PFSense consegue pingar)
      331a3614-12c6-47e5-9d5d-d1d6db62aed1-image.png

O problema começa dai: eu não consigo pingar nenhum outro host externo.....seja pelo PfSense, seja por qualquer dispositivo da minha rede interna (mesmo tendo o ipv6 no dispositivo).
      A partir dos dispositivos, eu não consigo pingar o gateway atribuido ao PFsense também (provavelmente por ser um link-local e só o PfSense tem acesso, já que esta em outra interface/barramento).....já a partir de um PC na rede eu consigo com sucesso pingar o ipv6 do proprio PfSense na interface WAN, mas nao passa dai.
      Aparentemente o PfSense não esta conseguindo 'sair' pelo gateway IPv6 para o mundo.
      Na parte de firewall, eu já criei uma regra que libera tudo (para testes) em ipv4+ipv6, mesmo assim não obtive sucesos.....nem o pfsense, nem qualquer dispositivo na rede consegue pingar o mundo externo.

O modem da vivo esta em modo bridge e tudo funciona perfeitamente em ipv4 (e acredito que quase perfeitamente em ipv6, já que os IP's estão sendo atribuidos pela vivo ao meu pfsense).

Alguma sugestão/dica de como resolver isso?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        jmaurin
        last edited by

Ok, uma evolução aqui: se eu adiciono exatamente o mesmo gateway obtido pelo DHCP, mas manualmente e SEM o "%pppoe0" no final, tudo funciona corretamente!
        Então fica a pergunta: como eu faço para o pfsense não adicionar esse "%pppoe0" no final do gateway obetido automaticamente pelo DHCPv6 da interface WAN?

J 1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • J
          JosephAmaral @jmaurin
          last edited by

@jmaurin

Você conseguiu resolver?
          Estou com um problema similar, mas no meu caso, criei uma rede interna para a empresa.
          Se faço um ping da WAN do meu PFSense para google.com, funciona normalmente, mas se faço da LAN, não sai.
          O PFSense não está roteando o IPv6.
          Alguém tem alguma ideia de como posso resolver esta questão?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.