IPv6 Vivo não vai - PfSense 2.7.2
-
Olá!
Estou apanhando aqui e não consigo resolver de maneira alguma. Alguma dica/sugestão?O que esta acontecendo: meu pfsense esta todo configurado já a alguns anos e funcionando perfeitamente em ipv4 e agora resolvi configurar o ipv6. A conexao WAN é um vivo fibra com ip dinamico mesmo.
A interface WAN esta configurada como DHCP6 e para pegar o DHCP via ipv4.
PS: eu já tentei com o MSS em branco e também com o "Do not wait for a RA" desabilitado.....sempre o mesmo resultado.Já na LAN esta como Track Interface e o MSS também esta como 1440 (peguei esta dica do 1440 aqui no forum)
O DHCPv6 esta desabilitado e o RA esta como Unmanaged.
OBS: eu já tentei com o RA como Stateless + DHCPv6 habilitado, mesmo resultado.
Também já experimentei remover os campos DNS que eu fixei ali embaixo (são os DNS's da vivo), ambos os testes sem sucesso.O PfSense esta pegando o IP normalmente e atribuindo tanto para ele mesmo na LAN como para as outras estações.
Quanto aos gateways, pfsense esta no modo automatico....isto é, ele tem um gateway que é atribuido via DHCP para ele....e ele consegue chegar até o gateway sem problema (o PFSense consegue pingar)
O problema começa dai: eu não consigo pingar nenhum outro host externo.....seja pelo PfSense, seja por qualquer dispositivo da minha rede interna (mesmo tendo o ipv6 no dispositivo).
A partir dos dispositivos, eu não consigo pingar o gateway atribuido ao PFsense também (provavelmente por ser um link-local e só o PfSense tem acesso, já que esta em outra interface/barramento).....já a partir de um PC na rede eu consigo com sucesso pingar o ipv6 do proprio PfSense na interface WAN, mas nao passa dai.
Aparentemente o PfSense não esta conseguindo 'sair' pelo gateway IPv6 para o mundo.
Na parte de firewall, eu já criei uma regra que libera tudo (para testes) em ipv4+ipv6, mesmo assim não obtive sucesos.....nem o pfsense, nem qualquer dispositivo na rede consegue pingar o mundo externo.O modem da vivo esta em modo bridge e tudo funciona perfeitamente em ipv4 (e acredito que quase perfeitamente em ipv6, já que os IP's estão sendo atribuidos pela vivo ao meu pfsense).
Alguma sugestão/dica de como resolver isso?
-
Ok, uma evolução aqui: se eu adiciono exatamente o mesmo gateway obtido pelo DHCP, mas manualmente e SEM o "%pppoe0" no final, tudo funciona corretamente!
Então fica a pergunta: como eu faço para o pfsense não adicionar esse "%pppoe0" no final do gateway obetido automaticamente pelo DHCPv6 da interface WAN? -
Você conseguiu resolver?
Estou com um problema similar, mas no meu caso, criei uma rede interna para a empresa.
Se faço um ping da WAN do meu PFSense para google.com, funciona normalmente, mas se faço da LAN, não sai.
O PFSense não está roteando o IPv6.
Alguém tem alguma ideia de como posso resolver esta questão?