Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

AP Unifi não aparece para adoção, utilizando VLAN do pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    1 Posts 1 Posters 225 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • K
      Kelvyn Clayton
      last edited by

Olá !

Estou com um problema que meu AP Unifi não aparece para adoção estando conectado na porta do switch com uma VLAN configurada vinda do pfSense.

Acredito que talvez o problema em alguma configuração dos equipamentso da Unifi, mas se alguem tiver o conhecimento e poder ajudar agradeço.

Já vou deixar tudo que já fiz e testei dealhado, então o post ficará grande kkkk
      Modelo do AP: U6 Pro

1. Criei a VLAN no pfsense
        alt text

2. Criei as regras de acesso a internet no pfsense (em ambas interface, LAN e VLAN30)
        alt text
        alt text

3. Configurei a VLAN30 no console
        alt text

4. Atribui a VLAN30 na porta 14 do switch unifi
        alt text

5. Ao conectar meu notebook ou o AP na porta 14, ambos conseguem um IP via DHCP do pfsense
        alt text
        alt text

6. Realizei alguns testes de ping do meu notebook (conectado na VLAN30) para os seguintes dispositivos (que estão na LAN): Cloud Key, Switch. Depois conectei meu notebook na LAN e pinguei o AP(conectado na VLAN30) e outro notebook conectado na VLAN30 também.
        alt text
        alt text

7. Quando conecto o AP na porta 14 (VLAN30) consta como um dispositivo conectado normalmente, mostra até informações como o IP, MAC, Consumo, mas diferente dos outros APs ele mostra o ícone "U".
        alt text
        alt text

8. Apesar de tudo isso, o AP não aparece para ser adotado no console, e se eu tiro a VLAN30 dessa porta 14, ou troco para uma porta que não tenha VLAN ele aparece para adoção
        alt text

Outros testes já realizados:

• Troquei a porta
      • Testei outro AP
      • Usei outro ID de VLAN
      1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • First post
        Last post
      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.