Vpn backup não funciona
-
Boa tarde.
A empresa que eu trabalho tem 4 vpns para conectar filiais e representantes:
VPN 1 : Ponto a Ponto, chave compartilhada;
VPN 2 : Ponto a Ponto, chave compartilhada;
VPN 3 : Ponto a Ponto, SSL / TLS
VPN 4 : Ponto a Ponto, ACESSO REMOTO;A empresa também possui dois links de internet:
Link 1 - Vivo (fibra) - Link Principal
Link 2 - Rádio - LInk SecundárioFoi configurado , no pf sense , o Fail over.
Problema:
Quando o link principal cai , as vpns param de funcionar . A internet funciona normalmente, mas as vpns param. Mesmo que , nas configurações das vpns, no cabo interface ,esteja configurado o fail over.Pensando em possibilidades de resolução, criamos vpns backups , que são bem semelhantes as vpns principais , as usando dados (ip por exemplo) do link de internet secundário, mas essas vpns não sobem.
Alguém sabe como devo configurar essas vpns backup ? ou outras possibilidades para resolver essa questão...
-
Vc criou um gateway para essa junção do failover? Se sim, criou as regras de firewall para ela?
-
@leocastilho Bom dia..
Sim . Criei. Como eu disse , quando a internet do link principal cai, a internet reserva já assume e não tempos problemas com conexão.. mas as vpns reservas (que eu chamo de backup) , não funcionam. -
Obs:
Nas configurações das VPNs backup, no campo "interface", já está a interface relacionada a vpn backup.
-
Ainda faltam testes definitivos, mas as vpns já estão ficando on-line.
Em uma VPN , faltou setar o link2 (backup) , em outra VPN precisei alterar o ip do túnel e em outra VPN falva uma regra no firewall. -
@jucelio_rosa Se puder passar aqui como resolveu e em que campo foi, ficaria melhor ainda.