Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Como bloquear downloads pela extensão?

Portuguese
    3
    3
    15.4k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      DougRamalho
      last edited by

Bom dia!

Seguinte, estou tendo problemas de usuários fazendo downloas de arquivos .mp3, até mesmo .bat …

Queria saber se tem alguma forma de bloquear downloads pela estensão do arquivo, ou mesmo, se existe alguma forma de bloquear downloads sem perturbar a navegação.

Tenho instalado o squid e squidguard.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • H
        heitor.lessa
        last edited by

@DougRamalho:

Bom dia!

Seguinte, estou tendo problemas de usuários fazendo downloas de arquivos .mp3, até mesmo .bat …

Queria saber se tem alguma forma de bloquear downloads pela estensão do arquivo, ou mesmo, se existe alguma forma de bloquear downloads sem perturbar a navegação.

Tenho instalado o squid e squidguard.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.

Boa noite Doug!

Há como efetuar o bloqueio de downloads por extensão sim, para isso existe as ACL´s no proxy (squid) OU mais efetivamente com o squidGuard, de ambos os pacotes somente insira a linha (pacote squid…) ".exe$" na opção "Access Control" -> Black List, isto irá fazer com que qualquer site () acessado que no final da linha ($) seja ".exe" o mesmo será bloqueado, pois consta na Black List.

O mesmo pode ser feito no squidGuard porém é em ACL.

Há também o bloqueio por mime-type, mas é um pouco mais complicado, esta dica acima já resolve seu problema.

Bloquear efetivamente o download pode ser complicado, pois os usuários podem precisar fazer algum download de aplicativo e volta e meia você terá que ir liberar por IP ou dar um bypass no mesmo, tornando-se uma rotina desagradável.

Att.
        Heitor Lessa
        Blog -> http://tinodiaadia.wordpress.com

• N
          nilsaoo
          last edited by

Boa noite Doug,

Você pode também fazer da seguinte forma:

Vá em Proxy Filter/Destination

Crie uma regra, por exemplo chamada Blocks.Feito isso em Expressions ponha da seguinte forma {.*.(rar|cab|mp3|avi|mpg|mpeg|wmv)}  - sem as chaves, ok?

Salve e ponha pra rodar no default por exemplo, pronto tá feito!!

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.