Como bloquear downloads pela extensão?

• Bom dia!

Seguinte, estou tendo problemas de usuários fazendo downloas de arquivos .mp3, até mesmo .bat …

Queria saber se tem alguma forma de bloquear downloads pela estensão do arquivo, ou mesmo, se existe alguma forma de bloquear downloads sem perturbar a navegação.

Tenho instalado o squid e squidguard.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.

• @DougRamalho:

Bom dia!

Seguinte, estou tendo problemas de usuários fazendo downloas de arquivos .mp3, até mesmo .bat …

Queria saber se tem alguma forma de bloquear downloads pela estensão do arquivo, ou mesmo, se existe alguma forma de bloquear downloads sem perturbar a navegação.

Tenho instalado o squid e squidguard.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.

Boa noite Doug!

Há como efetuar o bloqueio de downloads por extensão sim, para isso existe as ACL´s no proxy (squid) OU mais efetivamente com o squidGuard, de ambos os pacotes somente insira a linha (pacote squid…) ".exe$" na opção "Access Control" -> Black List, isto irá fazer com que qualquer site () acessado que no final da linha ($) seja ".exe" o mesmo será bloqueado, pois consta na Black List.

O mesmo pode ser feito no squidGuard porém é em ACL.

Há também o bloqueio por mime-type, mas é um pouco mais complicado, esta dica acima já resolve seu problema.

Bloquear efetivamente o download pode ser complicado, pois os usuários podem precisar fazer algum download de aplicativo e volta e meia você terá que ir liberar por IP ou dar um bypass no mesmo, tornando-se uma rotina desagradável.

Att.
    Heitor Lessa
    Blog -> http://tinodiaadia.wordpress.com

• Boa noite Doug,

Você pode também fazer da seguinte forma:

Vá em Proxy Filter/Destination

Crie uma regra, por exemplo chamada Blocks.Feito isso em Expressions ponha da seguinte forma {.*.(rar|cab|mp3|avi|mpg|mpeg|wmv)}  - sem as chaves, ok?

Salve e ponha pra rodar no default por exemplo, pronto tá feito!!

Log in to reply