State Table Size



  • Meus caros estou enfretando o seguinte problema: Travamentos esporádicos na navegação de internet/intranet quando habilitado o squid. Meu servidor/pfsense com 43 estações tem 2Gb de RAM e HD de 60Gb; Deixei para o cache no squid 1Gb de memoria. Segui o que diz uma tabela no livro o State table size alterna em pico entre 1600 a uns 2044/10000. Será que tem alguma outra configuração que eu deva fazer?

    post anteriorhttp://forum.pfsense.org/index.php/topic,24170.0.html



  • Bom dia,

    primeiramente precisamos diferenciar algumas coisas em relação ao squid…

    1. quando vc esta em services-->proxy server.... Cache Mgmt.... vc tem algumas opções que temos que diferenciar....
      1.1) Hard disk cache size: Este é o tamanho do cache de arquivos que você terá no seu squid.. ou seja juntando todos os arquivos do squid, o maximo que vc terá é este. Para se fazer um calculo da quantidade maxima do cache, tem que fazer umas contas que não me recordo agora…

    1.2) Memory cache Size: Este é o cache em memória… ou seja uma quantidade de arquivos que você irá guardar na memória do S.O.

    1.3) O Consumo total de uso da memoria do squid irá ser.... o cache em memoria+ Y....
    Este Y tem como você calcular... mas também não me lembro agora.... mas vc pode achar várias dicas no google.

    1. State table size: Esta informação que fica em Status–>System, ou quando vc entra no pfsense. indica a quantidade de conexões abertas que seu servidor tem... mas isto é algo do Sistema Operacional, e não do Squid... Como vc pode ver, ele não esta consumindo as 10.000 conexões que é o padrão dele.

    2.1) No entanto se vc quiser aumentar essa quantidade, vá em: System--> Advanced: Procure por;;;;;;;;Firewall Maximum States e coloque 20.000.... lembrando que isto irá aumentar o consumo de memória.

    Abraços.....


Locked