Redundância



  • Estou precisando criar um redundância entre dois radios. tenho duas redes interligada por rádios, e como redundância coloquei mais 2 radios  de backup, para que se um se torne ativo qquando o outro cair, lembrando que  uso apenas pra transferir dados. A pergunta é a seguinte tem como criar um script ou uma rota que mantenha a conexão entre as redes em casa de falha ?



  • @utraead:

    Estou precisando criar um redundância entre dois radios. tenho duas redes interligada por rádios, e como redundância coloquei mais 2 radios  de backup, para que se um se torne ativo qquando o outro cair, lembrando que  uso apenas pra transferir dados. A pergunta é a seguinte tem como criar um script ou uma rota que mantenha a conexão entre as redes em casa de falha ?

    A melhor forma de utilizar "redundância em redes" é utilizar tipos (tecnologias) diferentes de conexão. Isso porque uma mesma tecnologia, apesar de provedores diferentes entre si, acaba caindo no mesmo caminho de saída, roteamento. Se o caminho principal de uma ADSL falhar (perder conexão), a rede à cabo não estará dependendo desse caminho porque utiliza rotas diferentes, são tecnologias diferentes.

    No seu caso, se um dos rádios falhar, pode estar certo que os outros quatro irão falhar também em algum ponto.

    Rádio, Cabo, ADSL, T1, Satélite… cinco tecnologias diferentes. Isso é a quintessência.  :o



  • johnnybe

    Os rádios são de diferentes um do outro justamente pensando nisso que você colocou, sobre  falha. A ínica coisa igual seria on firewall que no caso e PFsense.



  • @utraead:

    johnnybe

    Os rádios são de diferentes um do outro justamente pensando nisso que você colocou, sobre  falha. A ínica coisa igual seria on firewall que no caso e PFsense.

    Rádios são uma mesma tecnologia, seguem o mesmo caminho de saída. Provedores diferentes não significam rotas diferentes nem tecnologias diferentes. Uma única tecnologia utiliza um "mesmo core" de roteamento. Como eu disse antes, para ter redundancia a prova de falhas, deve-se utilizar tecnologias diferentes. Rádio e Cabo, Rádio e ADSL, ADSL e Cabo, e assim por diante. Isso porque tecnologias diferentes usam caminhos diferentes de saída.

    O PfSense Book fala disso, e alguma pesquisa no Google também.


Log in to reply