Filtro SystemLog
-
Olá, pessoal, antes de fazer a pergunta vou descrever o cenário de uso do pfsense.
Estou usando o pfsense como firewall e temos um link direto com uma filial.
O firewall está com 3 interfaces de rede: LAN, WAN e FILIAL
Na filial temos 3 servidores, sendo um novo, e todos no mesmo segmento de rede.
Na interface LAN existe a regra 12 permitindo todos de LAN net acessarem a Rede_Filial.
Na interface FILIAL existe a regra 3 permitindo todos da Rede_Filial acessarem o Web_Server.
No momento a única regra com opção de log marcada é a regra 12.
Ao acessar a opção System logs / Firewall do pfsense ou a opção 10 via SSH só aparecem os registros de conexão da regra 3, justamente a que não está marcada.
Estou tendo dificuldades para acessar o novo servidor da filial, mas não consigo ver os registros de conexão da regra 12, que é a única com opção de log marcada.
É possível alterar os filtros de log para mostrar mostre apenas os registros da regra marcada? -
Bom dia meu caro,
Como é algo um pouco extenso vamos por partes..
Por default as requisições bloqueadas pela regra padrão (listadas abaixo) são logadas pela opção "Log packets blocked by the default rule", localizada em "System Logs -> Settings".
We use the mighty pf, we cannot be fooled.
block quick proto { tcp, udp } from any port = 0 to any
block quick proto { tcp, udp } from any to any port = 0Caso queira logar somente algo em específico, primeiro desmarque esta opção e certifique-se que não haja mais nenhum log no sistema (via WebGUI). Verifique depois as regras de firewall, se em alguma contém o ícone ( i ), informando que a mesma está logando as requisições, retire-o a opção de log "Log packets that are handled by this rule".
Finalmente você verifique a regra que criou e marque a opção de Log e verifique novamente no System Logs se a regra em questão apareceu, caso não, pode ser que a regra esteja errada ou que nem esteja chegando o tráfego na origem/destino da regra em questão. Nestes casos, o melhor é usar o tcpdump (via console ou WebGui com a opção "Diagnostics -> Packet Capture).
Qualquer dúvida estamos ae.
Att.
Heitor Lessa
Blog -> http://tinodiaadia.wordpress.com