Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

LoadBalance com 2 WAN, e 1 LAN (com varias subredes)

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 3.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      reiserfs
      last edited by

Olá para todos, queria ver se alguém pode me ajudar nessa.

Eu tenho um pfsense que estava trabalhando assim:
      1 WAN
      1 LAN

Na WAN eu tinha um link dedicado, com IP fixo e etc.
      Na LAN eu tinha várias redes adicionadas, 192.168.0.0, 192.168.10.0, 192.168.11.0 e 13.0

Para que todas as redes pudessem navegar e se enxergar eu criei as regras em [Firewall: NAT: Outbound] adicionando todas as redes, e depois em [Firewall: Rules] adicionando todas as redes tb, ficando assim por exemplo:

NAT
      Interface  WAN
      Source  192.168.10.0/24
      Source Port *
      Destination  *
      Destination Port *
      NAT Address *
      NAT Port *
      Static Port  NO

RULES (LAN)
      Proto *
      Source  *
      Port  *
      Destination 192.168.10.0/24 
      Port  *
      Gateway  *
      Schedule  *

Com estas configurações tudo funciona, todas as redes se enxergam, mas ai agora vem o problema.

Recentemente eu adicionei mais uma interface, e coloquei mais um link, e fui testar o LoadBalance, Failover e etc. Fiz tudo conforme o que está disponível na documentação do pfsense e nos fóruns. E então o LoadBalance funcionou.

Pelo o que eu li nas regras eu tive que criar uma regra no firewall [Firewall: Rules] colocando o gateway como sendo LoadBalance, ate ai tudo bem, porem quando faço isso as redes 192.168.0.0 -> 10.0, 11.0, 13.0 não conseguem mais se enxergar.

Como faço para que o tráfego saia pelo LoadBalance e minhas redes continuem a se enxergar?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rafael.cardoso
        last edited by

Vc não consegue fazer as redes de outra maneira, com o nat em automático e defina as regras de firewall das lan para elas se enxergarem, ou talvez simplesmente seja a ordem da sua regra de load balance, essa é a última ou primeira regra na lan ? Caso tenha resolvido comente..

Respect is Everything!

• R
          reiserfs
          last edited by

@rafael.cardoso:

Vc não consegue fazer as redes de outra maneira, com o nat em automático e defina as regras de firewall das lan para elas se enxergarem, ou talvez simplesmente seja a ordem da sua regra de load balance, essa é a última ou primeira regra na lan ? Caso tenha resolvido comente..

Não testei esta questão das ordens vou testar e post aqui, vlw.

• R
            reiserfs
            last edited by

Realmente funcionou, coloquei as regras que liberam acesso as outras redes da LAN acima da regra que manda sair pelo Loadbalance.

Vlw a dica.

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.