Tutorial LoadBalance
-
Alguem ja conseguiu fazer load balance no 1.2.3??
Pois fiz no 2.0 mas não funciona tb.
-
Eu fiz e até agora esta funcionando. é bem simples de configurar. Se você precisar ainda posso lhe mostrar um passo a passo.
abraço
-
Fala Saulo!
Gostaria que voce me orientasse no tutorial do Load Balance, minha versão é a 2.0 tambem.
Aguardo e obrigado. -
Saulo, poderia me onrientar no LoadBalance tbm, e se souber failover melhor ainda.
Obrigado
-
OPa gostaria sim se puder me ajudar num passo a passo agradeço
qualquer coisa meu msn eduardosouza.ti(a)gmail.com
fico no aguardo abs
-
Então Amigos,
primeiro o seu pfsense tem que ter 3 placas de rede ou mais, dependendo de quantas saidas para internet você tenha.
1 passo: adicionar uma interface (vai na opção INTERFACES, (Assign), add interface de acordo com o MAC disponivel.
2 passo: Configurar a interface (vai na opção INTERFACES, OPT1 (nome padrão da interface criada)). Configure de acordo com o seu provedor. Lembrando que a interface criada não tem a opção pppoe. Só estatico ou dinamico.Pronto sua 2 "WAN" (saida para internet esta configurada).
3 passo: vai na opção SERVICES, Load Balancer, vai em Adicionar…
Name: (ex: Balanceamento)
Description: (ex: GVT/Embratel)
Type: Gateway
Behavior: Load Balancing
Monitor IP: WAN's gateway
Interface Name: WAN (Add to pool)Monitor IP: DNS Server 1
Interface Name: WAN (Add to pool)Monitor IP: OPT1's gateway
Interface Name: OPT1 (Add to pool)Monitor IP: OPT1's gateway
Interface Name: DNS Server 2 (Add to pool)O Balaceamento de carga ja esta feito. Agora você vai alterar na regra. Caso você tenha uma regra geral para todos os seus usuario (não utiliza proxy) melhor ainda.
4 Passo: Vai na opção Firewall, Rules, LAN...
TCP/UDP LAN net * * * Balanceamento Rede Liberada
Configurado.Agora vem a questão.. quem usa proxy ele vai sair pelo gateway default, não tem a opção de selecionar o gateway Balanceamento que acabamos de criar. Agora quem utiliza só o pfsense pelas regras fica show de bola.
Tentem configurar e me digam se deu certo.
espero ter ajudado,
Saulo
-
Vou fazer um tutorial no meu Blog com imagens de como configurar o LoadBalance no pfSense 2.0
Se alguém precisar de alguma ajuda meu MSN é willian.silva@exe.eti.br
Meu blog é pontoexe.wordpress.com
Abraços.