A usar programa p2p a conexão cai ou fica lenta
-
Olá amigos, venho pedir mais uma ajudinha aqui no fórum, tenho instalado em minha máquina virtual o pfsense+squid+squidguard, e estou com alguns problemas na hora de fazer um download com o bittorent, por exemplo, ao baixar um filme a internet demora para abrir as páginas da web, ou então cai, percebi que o msn e o skype permanecem conectados, e ainda funcionam bem. A minha internet é da GVT 10Mb, quando não uso o pfsense, a rede fica muito boa, o que está de errado???
ps: o squid está em modo transparente e está usando porta 8080, o squidguard está usando pacote shallalist e sem nenhuma regra ativada, tudo allow, foi somente estas configurações feitas. Já em Rules, em Wan está a porta 80 disponível para acesso remoto e em Lan, está com a Lan Address ativo. Somente isso, quem tiver uma solução, por favor, não deixe de postar. Não sei mais o que faço… desde já agradeço pessoal..
-
Marcelo, eu passei pelo mesmo problema e descobri que as culpadas, no meu caso, eram as placas de rede Realtek. Há alguns relatos sobre isso no forum em inglês. Bastou substitui-las por placas com chipset de melhor qualidade que os problemas de lentidão praticamente acabaram.
Mas não espere milagres porque torrents realmente consomem muito da banda disponível dependendo da sua configuração no cliente do torrents.É preciso considerar ainda que, quando se utiliza virtualização, uma placa de rede com chipset/driver de qualidade inferior exige mais uso do processador e da memória. Principalmente nos casos onde várias conexões estão ativas (state table), essa utilização processador/memória aumenta, causando gargalos.
Para sua informação, comprei duas para substituir as Realtek: uma D-Link DGE-530T PCI com chipset Marvell que foi instalada na máquina com pfsense (sk0), e uma Comtac 9100 PCI-E X1 com chipset Agere para minha estação com Windows 7 Pro.
Note que algumas redes Realtek onboard tem melhor desenvolvimento de drivers e componentes, conforme a exigência de qualidade do fabricante da placa-mãe, não estando "tão" sujeitas às falhas mencionadas.
-
Pessoal, meu grande erro foi a parte de configurar o tamanha da memoria CACHE e também o uso de memória RAM do Squidguard. Tinha apenas em CACHE 20MB, e o de RAM 8, Aumentei para 10GB o CACHE e da RAM coloquei 128Mb, ficou muito bom, obrigado pessoal pela ajuda.
Considerando johnnybe a sua resposta, realmente o torrent ainda consome muita banda, mas não baixa arquivos relativamente alta quando se eu o tiro do firewall e uso somente o modem.
Bem fica aqui mais uma sugestão para quem já teve um problema desses. Obrigado pessoal, pra mim tópico RESOLVIDO.