Acesso via browser
-
Bom dia a todos , galera estou com um problema no meu pfsense , houve uma queda de energiana empresa em que trabalho e o nobreak não segurou o servidor e o pfsense desligou , quando a energia voltou o servidor ligou sozinho e o pfsense também ligou porem agora eu não consigo mais acessar via web , toda vez que tento acessar via browser diz o seguinte : O site recusou-se a mostrar a página da Web
HTTP 403
Causas prováveis:•Este site requer que você faça logon.porfavor me ajudem .
-
Olá Wadsonlemos.
Recentemente passei por um problema parecido com o seu. Após uma interrupção no fornecimento de energia que se estendeu além da autonomia do nobreak que alimenta a máquina aonde o pfSense está instalado, ocasionando um "shutdown forçado", ele voltou com alguns problemas. Um dos que eu me lembro é que todos os meus apontamentos internos pararam de funcionar, apesar de conseguier acessar sua interface web.
Solução: realizei um restore das suas configurações normalizando todos os meus problemas. É importante salientar que durante o restore, caso você tenha selcionado a opção de "salvar as informações referentes aos pacotes instalados" ao realizar o backup das configurações, ele "deverá" reinstalar os mesmos e aplicar as configurações. Se for seu caso, é importante perceber se ele está realizando o download e instalação dos pacotes. AO início do processo isso pode ser monitorado diretamente via console e posteriormente através da própria interface web, que no meu caso ocorreu automaticamente, uma vez que eu startei o processo via web. Da primeira vez que executei esse procedimento, ele não reinstalou os pacotes não resolvendo meus problemas, da segunda vez tudo ocorreu normalmente.
No seu caso, como vc não está acessando a interface web, realmente não sei se existe uma maneira de realizar um restore através do shell. Odeio diser isso, mas se não for possível, é bem capaz que vc precise reinstalar a ferramenta.
Dando um rápido olhada no meu console, percebi que existe uma opção chamada Restart webConfigurator que deve resolver seu problema! Outra dica seria realizar um shutdown e startar o firewall novamente, mas isso vc já deve ter feito.Não sou muito experiente nesta ferramenta, mas já vi o suficiente para perceber o quanto ela é sensível a esse desligamentos abruptos. Para uma maior segurança, é imprescidível manter um backup atualizado de suas configurações e isso irá evitar muitas dores de cabeça.
Espero ter ajudado e mais uma vez avisar que meus conhecimentos na ferramenta não são avançados, portanto é conveniente pesquisar ou aguarde outras opiniões.
Boa sorte!
Sds