Ajuda com roteadores D-link HELP!!!!
-
Galera a situação é a siguinte:
A internet chega no modem e vai para o primeiro roteador (D-Link 524 (que também é access point wireless))
Desse roteador(524) ele passa para um switch 24 canais (D-link Des 10160)que distribui o sinal para alguns computadores e também
para um HUB de 8 canais que manda o sinal para dois roteadores (D-link Dir300) e (D-link Dir 600), os dois como access point, e mais
alguns micros ligados diretamente no HUB .Tenho que instalar o Firewall, proxy, vpn (ftp).
Só que minha dúvida é quanto ao ao roteador D-link 524.
Nele estão todas as configurações da internet no momento ( O DHCP, WAN e a LAN).
Para configurar o Firewall e tudo mais eu teria que deixar esse roteador apenas com como está?!!
Fica difícil porque no computador que está intalado o PFsense esse roteador 524 já fornece o IP para as minhas instefaces de rede
e então começa a conflitar pq no PFsense que teria que distribuir os ips, não?!.Me ajudem!!!
como devo agir nessa situação
quais os procedimentos?!Valeu!!!
-
Como sempre existem varias formas de fazer isso.
O PFSENSE ta fazendo o que na rede? se vc for pensar da maneira que está, vc pode ligar somente o roteadorzinho e o switch.
Eu indico assim.
1. Liga a WAN diretamente no PFSENSE, deixa o PFSENSE como firewall, dhcp, cache de internet, etc.
2. PFSENSE PARA SWITCH
3. AP NO SWITCH
4. Configura o AP como modo Access point, somente, ou seja, vc vai utilizar somente a interface LAN dele. (da para fazer pela Wan, mas vc tem que configurar mais coisas). Ele vai utilizar o pfsense como dhcp.
Ao meu ponto de vista melhor opção.
Sds
-
Ahhh!! legal!!!
Então resumindo ficaria assim?!Modem –-- > Servidor PfSense (firewall,Proxy, FTP) -----> D-link 524 -----> Switch ----> Computadores
-------> HUB ----> Computadores e 2 D-link AP(Dir 300 , Dir 600)OK!!
Configurando o DHCP no PFsense
os roteadores ficam em modo disabled???!valeu man!!
valeu mesmo!!
abraçoo