[RESOLVIDO] Modelo de página "captive portal"



  • Srs.
    Estou montando um hotspot para minha cafeteria usando o pfsense 2.0RC1 e necessito de ajuda!
    Instalei o pfsense em um computador com 2 placas de rede, sendo:

    WAN: 192.168.0.100 (rede local com roteador adsl ip 192.168.0.1 - sem dhcp)
    LAN: 192.168.1.1 (rede exclusiva para os clientes do café)

    Coloquei as proteções no firewall para que os visitantes em hipótese alguma enxerguem máquinas na subnet da empresa (x.x.0.x) –-> Funcionando OK
    Fiz testes com máquinas wireless e via cabo para acesso via rede "para clientes" ---> Funcionando OK
    Habilitei o captive portal com hard timeout = 60 minutos ----> Funcionando OK
    Gerei uma série de 100 vouchers para acesso, exportando em .csv e imprimi 100 cartões de cortesia de internet (vouchers) -----> Testado OK via webConfigurator

    Agora preciso da ajuda:
    Vou distribuir cupons (vouchers) pré-impressos com o código do voucher gerado pelo pfsense. Só que preciso que haja uma página, onde eu possa colocar uma figura de fundo (exemplo de site) e que tenha um campo:
                               __________
    Código do cupom: |__________|

    Além disso, é necessário uma caixa de texto para eu colocar os "Termos de uso"
    Ocorre que não sou webdesign e tenho dificuldade em montar as páginas do portal captive.

    Peço então a ajuda de vocês, usuários mais experientes, que enviem exemplos do código que posso colocar na página .html do captive-portal.

    Um Grande Abraço

    Fábio



  • Carinha….peço desculpa por não poder lhe ajudar quanto a pagina...mas eu sei que vi em algum lugar no forum....vou procurar e se achar eu lhe falo.
    Gostaria de aproveitar e lhe dizer que fiz um grupo para 4 horas de uso com 200 vouchers....ocorre que nem todos estavam funcionando...ou seja...
    faça um copy paste e todos de uma só vez e cole no voucher test do proprio pfsense....apenas para validar se estão todos funcionando...

    [ ]'s



  • Amigo, posso tentar te ajudar, mas tenta criar o site no dreamweaver, é bem facil, ae vc copia o formulario que deve ter, que fica bem no local de upar uma nova pagina, no captive. Eu dei umas modificadas no meu, ficou bem legal e simples.



  • Valeu pela ajuda pessoal! Dei uma corrida e consegui fazer alguma coisa.

    Se quiserem, dêem uma olhada em http://www.precisao.far.br/hotspot/

    Deixei funcionando via voucher, que distribuimos para nossos clientes.

    []'s
    Fábio



  • Cara ficou muito bom. E pra isso vc precisou apenas do pfsense? com autenticação nele mesmo?



  • Sim, só o pfsense 2.0 RC2. Vc faz o upload da página na parte do captive portal. Faça ta'mbém o upload da mesma página na parte de error page.

    Ele autentica através do sistema de voucher

    A única coisa que não consegui ainda foi fazer uma página "popup" que indique o tempo restante de acesso. Se alguém tiver uma dica, agradeço muito!



  • Muito bom mesmo, estou tentando fazer a mesma coisa. Já instalei e configurei o Pfsense só falta personalizar a página. Estou fazendo para um Hotel. Se você puder me ajudar eu agradeço muito, tentei achar o diretório onde fica a página padrão do Pfsense, mas não consegui. Acessei o disco via ssh. Não entendo sobre criação de páginas, então vou pedir para um colega meu para criar.

    Obrigado !!

    Tiago



  • Página que você deseja fica em /var/etc
    Porem não ira adiantar modifica-la você terá que desenvolver a pagina e upar pela webgui do PFSense
    ou achar o arquivo que gera a pagina na inicialização do PFSense e ai sim alterar.
    Eu te aconselho a evitar sempre que possível fazer manualmente algum tipo de modifição no PFSense.
    Não existe muito mistério em se confeccionar uma página ainda mais que o importante que nome da variável pra fazer autenticação corretamente já esta discriminado na página do PFSense lá no webgui.

    fzamin a parte do popup de lougout  mostrando tempo restante seria bem interessante ter mais ao mesmo tempo não valeria o tempo batendo cabeça pra se fazer por 3 motivos:

    1- Maioria dos navegadores vem por padrão com o popup bloqueado (isso implicaria configuração nas maquinas dos convidados)
    2- Maioria dos clientes não iriam se preocupar em dar um logout.
    3- Pelo que andei lendo no fórum pela área de desenvolvedores existira possivelmente essa possibilidade como outras varias melhorias e opções lá pelo PFSense 2.1

    Agora bom mesmo seria possibilidade de colocar velocidade para cada bilhete gerado alguns banda full e outros banda limitada



  • Muito obrigado Felipe. Não tinha reparado nesta opção que você me deu. Já testei e deu certo. Agora é só montar uma página com o logotipo do meu cliente.
    Valeu mesmo

    Tiago



  • Amigos,

    Quero agradecer a todos vcs aqui deste assunto. Consegui fazer funfar o captive portal, cara tá show de bola!!! Tô muito feliz mesmo!!! Obrigado a todos vcs!!! Abçsss



  • Pessoal, gostaria de uma ajuda de voces que ja devem ter mais tempo de uso do Pfsense 2.0 com Voucher, é possivel simplificar os Vouchers? ou que pelo menos eles nao seja case-sensitive?
    Outra coisa, eu ativei o Voucher database synchronization sem querer, e agora nao consigo desabilita-lo, alguem tem ideia de como faz?



  • Vamos por partes:

    1. Você consegue tirar o "case sensitive" facilmente, editando o Character set. Entre em Services > Captive Portal > Vouchers > Character set. Eu sugiro que você atenda às sugestões do programa, tipo, evitar o número "um", letra "ele", zero e letra "O". Só tenha em mente que, se reduzir a variabilidade de caracteres, consequentemente o comprimento da chave aumenta, mas vale a pena, porque ninguém merece ficar apertando o <shift>. Deixe somente as maiúsculas ou as minúsculas, mas não as duas ao mesmo tempo.

    2. Quando você ativa o Database Sincronization, você limita a somente um IP, porta, usuário e senha para fazer a modificação dos parâmetros do captive portal. Deixe somente seu usuário (geralmente admin ou administrator) e senha, mantendo os outros campos vazios. Se isso não funcionar, opte pelo reinstall.

    Sempre digo que, quando você tem que refazer algo, o faz na metade do tempo da vez anterior.

    Boa Sorte!
    ;D</shift>



  • Valeu fzamin, nao tinha visto com calma as opcoes, ja consegui ate gerar uma nova chave privada e publica para diminuir o numero de caracteres agora quando a sincronizacao eu tive que instalar de novo o Pfsense, procurei no forum e as vezes o formulari se auto completa com user e senha e da esse pau. enfim…quando aparece qualquer coisa nessas opcoes estou fechando o navegador e limpado o cache so assim para n dar pau.
    Aproveitando fiz um topico perguntando, como voces fazem a impressao do voucher?

    abs



  • Assim que meu portal estiver funcionando 100% vou postalo aqui.



  • @fzamin:

    Valeu pela ajuda pessoal! Dei uma corrida e consegui fazer alguma coisa.

    Se quiserem, dêem uma olhada em http://www.precisao.far.br/hotspot/

    Deixei funcionando via voucher, que distribuimos para nossos clientes.

    []'s
    Fábio

    Cara, muito obrigado!
    usei essa página como modelo e ficou muito PRO!
    eu mandei os arquivos pra dentro do pfsense usando o Captive portal File Manager… ele adiciona um prefixo nos arquivos, daí dá um trabalhinho renomear e recolocar as referências html corretamente! mas nada muito trabalhoso!



  • Simples e rapida com termo de utilizacao, agora falta a pagina de Error.
    obs.: Esta em espanhol, pois trabalho no Chile

    http://200.111.136.20/captiveportal-novotel.zip



  • bom pelo que eu vi no seu modelo…. o usuario pode logar se com usuario/senha e também pelo codigo vouch..... pode ser usados os dois? prq se sim, seria interessante eu fazer aqui na faculdade.. para os alunos e visitantes....



  • Alguém conseguiu fazer a pagina de logoff? Aquela que abre em forma de pop-up?
    Não consigo pensar como fazer o botão de logout…



  • @guimair:

    bom pelo que eu vi no seu modelo…. o usuario pode logar se com usuario/senha e também pelo codigo vouch..... pode ser usados os dois? prq se sim, seria interessante eu fazer aqui na faculdade.. para os alunos e visitantes....

    Sim. Inclusive você pode atribuir velocidades diferentes de banda para cada tipo. Também pode criar regras no firewall para que um ou outro tipo de usuário acessar determinada rede.

    Uma aplicação interessante é integrar o sistema da autenticação (via radius server) para os alunos, que podem colocar user: matrícula e senha (pessoal), de modo a criar "responsabilidade" nos acessos a internet.


Log in to reply