Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Aviso automático quando a internet sai do ar

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 3 Posters 2.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • E
      ed_teixeira
      last edited by

Pessoal bom dia,

andei pesquisando e não encontrei nada que explique como colocar uma página automática que avise aos usuários de uma rede que a internet saiu do ar. Claro que com isso seria possível explicar os motivos, uma previsão de retorno, enfim… Alguém teria alguma idéia. Uso o pfsense há alguns meses e acho fantástico, mas esses detalhes ainda me atrapalham....

Agradeço

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • I
        ivan 0
        last edited by

ola amigo, isso é possivel, mais vc tera que ter conhecimento um pouco avançado de linux, shell script, iptables e php, se vc manja, basta fazer um shell script que pinga em um dominio qualquer e caso o dominio nao responda o script atua no iptables direcionando sua rede para uma pagina que pode estar rodando dentro do proprio pfsense ou em um outro pc que estege rodando como servidor de paginas d web na sua rede.
        Agora existe uma opçao + facil, porem nao automatica, q seria usar o captive portal do pfsense q ao usuario passar pela pagina d autenticaçao ou de continue dele, nesta pagina voce pode informar que a internet esta fora do ar e blablabala…., o incoviniente é q vc tera q estar ciente q a internet esta fora do ar e subistituir  o "Portal page contents" do captive portal, eu ja usei as duas opçoes a utima é a + facil é a q uso atualmente, fico sabendo q a internet saiu fora do ar por intermedio d um shell script que pinga em um dominio caso nao responda me exibe uma mensagem na tela do pc, isso vc acha como fazer na web.

a/t ivan

• A
          Arthurgesteira
          last edited by

@ivan@:

ola amigo, isso é possivel, mais vc tera que ter conhecimento um pouco avançado de linux, shell script, iptables e php, se vc manja, basta fazer um shell script que pinga em um dominio qualquer e caso o dominio nao responda o script atua no iptables direcionando sua rede para uma pagina que pode estar rodando dentro do proprio pfsense ou em um outro pc que estege rodando como servidor de paginas d web na sua rede.
          Agora existe uma opçao + facil, porem nao automatica, q seria usar o captive portal do pfsense q ao usuario passar pela pagina d autenticaçao ou de continue dele, nesta pagina voce pode informar que a internet esta fora do ar e blablabala…., o incoviniente é q vc tera q estar ciente q a internet esta fora do ar e subistituir  o "Portal page contents" do captive portal, eu ja usei as duas opçoes a utima é a + facil é a q uso atualmente, fico sabendo q a internet saiu fora do ar por intermedio d um shell script que pinga em um dominio caso nao responda me exibe uma mensagem na tela do pc, isso vc acha como fazer na web.

a/t ivan

Isso ai =D, se conseguir compartilha com a gente cara, sou novo no forum, mas eu vou tentar ajudar no que puder pra esse forum ter uma ajuda de verdade, infelizmente o pessoal não contribue muito com duvidas aqui, tou ajudando no que pode, peço a vocês que tentem fazer o mesmo tá?

Bom sorte ;)

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.