PF Sense Range de IP
-
Desculpe meus enganos anteriores!
Dá sim pra fazer o que você quer usando NAT, Aliases e mantendo uma faixa reservada de IPs via DHCP, com apenas uma subrede.Supondo que são 50 IPs fixos, sendo 25 para GVT e 25 para Telium, e os IPs restantes sendo distribuidos aos demais hosts por DHCP com o pfSense escutando em 192.168.7.1 (eu prefiro assim, mas você pode adaptar isso):
1- Services: DHCP server - Marque Enable DHCP server on LAN interface; Range - coloque 192.168.7.52 to 192.168.7.254 (essa faixa pode ser menor também, você escolhe). Dessa forma existem 50 IPs disponíveis que poderão estar fixos entre 192.168.7.2 e 192.168.7.51
2- Insira os IPs fixos na tabela que se encontra ao pé da página Services: DHCP server, clicando no botão com sinal +. Essa tabela está no formato abaixo:
MAC address IP address Hostname Description3- Crie os Aliases separando os IPs conforme abaixo (por exemplo):
Aliases GVT na faixa de 192.168.7.2 até 192.168.7.26 (25 hosts)
Aliases Telium na faixa 192.168.7.27 até 192.168.7.51 (25 hosts)4- Faça 3 regras NAT utilizando os Aliases criados, direcionando cada qual para o seu gateway respectivo.
É justamente aqui que eu não tenho muito conhecimento de como configurar o NAT para seu caso.Espero que isso ajude um pouco. E mais uma vez, desculpe-me pela confusão e enganos cometidos.
-
Fala Johnny
Então, antes de ler o que voce postou em consegui configurar.
A configuração ficou de uma um pouco diferente do que voce falou.Criei um alias gvt dizendo que todas as máquinas da rede 192.168.7.0 navegarão pelo link da GVT
Criei um alias Telium dizendo que alguns ips específicos navegarão pelo link da Telium
E criei um alias para o Virtua listando todos os ips do 192.168.7.41 ao 192.168.7.119 navegaram pelo Virtua.
Em services, dhcp deixei o serviço ativo e configurei esse range.O que eu achei engraçado e que somente desmarcando a opção da imagem 4 e que consegui realizar a navegação em todos os links.
E não estou conseguindo pingar nenhum endereço, apenas consigo pingar os ips da interface da gvt e telium. Quem navega pelo link do virtua não consigo pingarMas está funcionando normalmente até agora