[TUTORIAL OFF-TOPIC] Monitorando Redes com o The Dude!



  • Buenas @PessoALL,

    Este tópico não tem relação direta com o PFSense, mas é correlacionado (por isso do "OFF-TOPIC" no título)… Acabei de publicar no blog um post abordando o The Dude, um sistema de monitoramento e gerenciamento de ativos de rede que pode ser utilizado inclusive em conjunto com o PFSense (ou qualquer outra "coisa" que fale SNMP ou rode um agente). Abaixo segue um trecho do texto:

    Qualquer sysadmin que se preze, sabe que é fundamental monitorar e gerenciar as redes de computadores que administra. Sem monitoria é praticamente impossível descobrir brechas de segurança, gargalos em equipamentos e segmentos da rede, aplicações problemáticas e, principalmente, ser pró-ativo ao invés de apenas reativo no que se refere a infraestrutura de TI. Não raras vezes, o monitoramento precisa ser real-time e acompanhado de perto por analistas de suporte e/ou engenheiros de telecom em função da criticidade cada vez maior dos cenários computacionais.

    Existem muitas ferramentas avançadas neste segmento que geram gráficos, estatísticas e montam relatórios com todas as informações possíveis, mas essas ferramentas normalmente custam muito caro. Praticamente inviável para uma pequena empresa. Não obstante, as soluções de código fonte livre (Zabbix, Nagios, Cacti, Pandora, etc..) requerem servidores ou VMs Linux e exigem um nível de conhecimento avançado por parte do sysadmin na hora de implementar e gerenciar o software.

    O que pouca gente sabe, provavelmente exceto os profissionais que trabalham com a plataforma Mikrotik, é que existe uma ferramenta gratuita, for Windows e muito prática que permite a qualquer administrador de redes implantar um sistema de monitoramento de redes, dispositivos e serviços - capaz de gerar gráficos em tempo real do status dos equipamentos, além de enviar alertas por áudio/vídeo/e-mail. Estamos falando aqui do The Dude, um software que não é novo – apenas desconhecido da maioria das pessoas.

    Para saber mais: http://www.jack.eti.br/www/?p=3197

    Espero que gostem do texto/dica! ;)

    Abraços!
    Jack



  • JackL,

    Muito bom o tutorial do Wardner Maia. Não é pra menos que você postou no seu blog, criterioso como você é.
    Já utilizei o The Dude durante algum tempo e, realmente, é bem mais fácil de lidar do que muitos outros softwares
    de monitoramento.



  • @johnnybe:

    JackL,
    Muito bom o tutorial do Wardner Maia. Não é pra menos que você postou no seu blog, criterioso como você é.
    Já utilizei o The Dude durante algum tempo e, realmente, é bem mais fácil de lidar do que muitos outros softwares
    de monitoramento.

    Thanks @johnnybe "rock in roll"! :)
    Realmente o tutorial do Wardner é muito bacana (bem didático) e o "The Dude" é uma alternativa interessante para empresas de pequeno porte ou com pouca infraestrutura (principalmente pessoal habilitado) no depto de TI! ;)

    Abraços!
    Jack


Locked