Atualização do pfSense



  • Olá pessoal, tudo tranquilo?

    Me surgiu uma pergunta sobre a atualização, vou explicar: com relação a atualização do pfSense de versões anteriores a 1.2.3, para que a atualização seja 100%, seria aconselhável fazer um backup das configurações do sistema e após a atualização, restaurarmos as configurações, mais com relação as versões acima da 1.2.3 como a 2.0, seria necessário fazer este procedimento de backup/restore das configurações para que haja 100% na atualização? já que as versões acima a 1.2.3 venha baseado no NanoBSD. Isso garante que a atualização seja 100%?

    Agradeço a atenção,
    Abraços.



  • fagner.vieira ,

    Sua pontuação nas frases me deixaram um pouco confuso. Não ficou bem claro se você tem a versão Nano 1.2.3 e quer ir para Nano 2.0
    ou sei lá o quê. Não quero ser chato, mas sei que estou sendo: Português claro, ajuda na compreensão imediata do texto sem ter que levantar dúvidas.

    Vamos lá! Dá uma lida aqui (texto traduzido pelo Google):
    http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fdoc.pfsense.org%2Findex.php%2FUpgrade_Guide

    Ou aqui no original em Inglês:
    http://doc.pfsense.org/index.php/Upgrade_Guide

    E também aqui, bem resumidamente:
    http://www.nextsense.com.br/blog/archives/389

    E aqui nesse mesmo forum. O Search funciona:
    http://forum.pfsense.org/index.php/topic,41052.0.html



  • Mais um ponto sobre a atualização, recentemente no forum, o jimp(um dos core developers) anunciou que o restore de um XML da versão 1.2.3 no pfsense2 funciona  :o. As únicas ressalvas são caracteres internacionais e outros detalhes menores.

    Vi também que em alguns upgrades a reinstalação dos pacotes adicionais fica parado ou em loop. Portanto o procedimento mais seguro é:

    • backup do XML

    • arrancar acentos e caracteres especiais das descrições de regras e aliases(existe um pacote que ajuda a identificar estes pontos)

    • desinstalação dos pacotes

    • upgrade via console ou via interface gráfica

    • reinstalação dos pacotes


Log in to reply