Tutorial Squid PFsense 2.0 RC3



  • Galera. Elaborei esse mini tutorial para tentar ajudar os nossos colegas que sentirem alguma dificuldade de configuração básica do squid. Conforme for evoluindo o tópico vou postando mais tutoriais avançados da ferramente squid. Espeço que gostem. Segue link:

    http://www.4shared.com/document/AyhVcx3J/Tutorial_Squid_PFsense.html

    Abraços a todos e por favor comentem.



  • Parabéns Breno,

    A iniciativa de compartilhar faz muito bem para o mundo opensource e principalmente para quem compartilha.

    att,
    Marcello Coutinho



  • Obrigado Marcelo. Vamos aguardar o retorno do pessoal que buscou e achou a ajuda necessária para ver se o trabalho está sendo bem feito e se o pessoal tá conseguindo resolver os problemas.

    Abraços a todos e aguardo retorno do post.

    ATT

    Breno Alencar



  • @breno.uni:

    Galera. Elaborei esse mini tutorial para tentar ajudar os nossos colegas que sentirem alguma dificuldade de configuração básica do squid. Conforme for evoluindo o tópico vou postando mais tutoriais avançados da ferramente squid. Espeço que gostem. Segue link:

    @breno.uni,

    Parabéns pela sua iniciativa…

    Gostaria apenas de sugerir a sua participação no blog que estamos organizando: http://www.pfsense-br.org/blog/ - Ao invés de publicar seus textos no 4shared, porque não postar diretamente neste espaço que estamos tentando organizar?

    Fica a dica! ;)

    Post sobre o blog aqui no forum: http://forum.pfsense.org/index.php/topic,42042.0.html

    Abraços!
    Jack



  • Vou postar os 2 tutoriais no novo canal. Peço desculpas por não ter faito antes. Obrigado pelo isentivo. Abraços a todos



  • Já que o tópico se trata do Squid + pfSense 2.0 RC3.

    Eu estou tentando fazer com que a autenticação dos meus usuários seja transparente para eles.
    Li vários artigos/dicas/posts a respeito de como o fazer, alguns nomes me chamaram a atenção como NTLM e Kerberos mas não me aprofundei pois estou me confundindo mais do que esclarecendo minhas duvidas.

    Sei que o pfSense não da suporte a este tipo de autenticação, teria alguma forma de fazer funcionar o Squid 2.7 desta maneira que mencionei anteriormente no pfSense?

    Meu ambiente é um:

    Windows Server 2008 R2 virtualizado com A/D;
    pfSense 2.0 R3 virtualizado com Squid/SquidGuard;



  • Voce pode instalar o samba no pfsense a partir dos pacotes do freebsd e colocar no domínio.

    Duplique sua vm e faça os testes.

    Autenticar via Kerberos no squid limita a transparência da autenticação a alguns browsers(ie7 ou mais, Firefox, chrome) dentro do Windows a partir do xp sp3 ou superior.

    A vantagem do Kerberos é ser bem mais leve que o samba no que diz respeito a quantidade de consultas ao AD.



  • Quando você menciona instalar via pacote, você quer dizer via Ports/CVsup? ou baixar o pacote e compila-lo?



  • pkg_add -r nome_do_pacote.

    O freebsd 8.1 ja é considerado archive para o pessoal do freebsd, portanto Voce tem duas opções. Procura o caminho completo do samba no FTP.freebsd.org na versão stable ou procura a 8.1 no FTP-archive.freebsd.org



  • Desculpe a falta de familiaridade com o FreeBSD. Terei que fazer uma procura manual no FTP a procura do pacote samba? Não tem outro método de procura?



  • para 64 bits:

    http://ftp-archive.freebsd.org/pub/FreeBSD-Archive/ports/amd64/packages-8.1-release/Latest/

    para 32 bits:

    http://ftp-archive.freebsd.org/pub/FreeBSD-Archive/ports/i386/packages-8.1-release/Latest/

    normalmente, só precisamos do pkg_add -r nome do pacote, mas no caso especifico da 8.1, precisamos do caminho completo ou seguir outros tutoriais para alterar o caminho padrão de busca por pacotes compilados.



  • @breno.uni:

    Vou postar os 2 tutoriais no novo canal. Peço desculpas por não ter faito antes. Obrigado pelo isentivo. Abraços a todos

    Show of ball @breno.uni.

    Parabéns pela publicação. Esta é de fato a vocação do blog… Nosso objetivo não é substituir os forums e wikis oficiais do pfSense. Gostaríamos apenas de disponibilizar um espaço aberto a qualquer um que queira produzir documentação em pt_BR e não sabe onde publicar.

    ;)

    Abraços!
    Jack


Log in to reply