Problemas com cache do Squid
-
Boa tarde galera,
Instalei normalmente o pfSense e configurei o proxy Squid + SquidGuard. Estava tudo funcionando certinho enquando eu fazia os testes e do nada parou de acessar a web e somente me apresenta a seguinte mensagem:
Cache incapaz de encaminhar esta requisição neste momento.
Esta requisição não pode ser encaminhada para o servidor ou para qualquer outro cache. A causa mais provável para este erro é:
O Administrador do cache não permite que este cache faça conexões diretas para servidores, e
Todos os caches configurados não estão disponíveis.Desde já agradeço a atenção de todos que me ajudarem.
Att,
Hugo Alexandre
-
Eu tive esse mesmo problema e, no caso, era o disco cheio. Verifique.
-
Isso mesmo… geralmente é cache corrompido.
Apague o cache o SQUID e reconstrua-o. Isso deve resolver:
- Pare o serviço via GUI
- Exclua o cache: rm -Rf /var/squid/cache
- Reconstrua o cache: squid -z
- Suba o serviço do SQUID novamente
Abraços!
Jack -
Isso mesmo… geralmente é cache corrompido.
Apague o cache o SQUID e reconstrua-o. Isso deve resolver:
- Pare o serviço via GUI
- Exclua o cache: rm -Rf /var/squid/cache
- Reconstrua o cache: squid -z
- Suba o serviço do SQUID novamente
Abraços!
JackNo meu caso foi disco cheio mesmo. O Squid, na minha rede doméstica, com apenas 4 (quatro) clientes estava configurado para rotacionar o cache após 15 dias limitado à 5Gb de disco dos 35Gb disponíveis. Tamanho máximo do arquivo para cache 5120 kb. Parecia bastante confortável para esse propósito.
Acontece que meu filho resolveu fazer download de samplers em formato zip para um programa de edição de áudio. Cada arquivo zip tinha de 500Mb a 1Gb. Contudo, cada sampler dentro do zip não chegava a 100k. Esses downloads foram efetuados num período de 5 dias. Qual não foi minha surpresa quando, de repente, ao tentar abrir uma página me deparei com a mensagem:
"Cache incapaz de encaminhar esta requisição neste momento. etc etc etc."Fiquei meio sem ação naquele momento, me perguntando "mas o que é isso, agora?". ???
Ao logar no pfSense para verificação, de cara na dashboard: Disk usage em 100%. Não poderia mesmo efetuar requisição alguma pelo Squid: Disco cheio.
Era o Squid, fazendo cache dos arquivos zipados. :DMeu procedimento foi apenas deletar o arquivo swap.state em /var/squid/cache/
Com isso, não perdi algumas informações no Lightsquid.
Mas tive que diminuir o tempo de rotação do cache para 5 dias. Vai que o filhote resolva fazer download de samplers novamente (certeza que vai). ::) -
Olá!
Já enfrentei problemas desse tipo com a versão 1.40 do PFSense.
O disco estava com espaço, eu recriava o Cache mas nada de funcionar.Agora estou usando o PFSense 2.0 e esse problema não ocorre.
-
1.40? onde você baixou esta versão?
As versões oficiais pularam da 1.2.3 para 2.0.
-
Olá pessoa, meu problema é que o cache passa do limite que eu coloquei. exemplo. coloquei o cache para 200mb e quando vi ele estava em 2.4gb na pasta de cache. meu hd do pfsense é de 4gb, assim ele fica em 100% todo dia. como faço para funcionar essa limitação?
segue print.
-
Olá pessoa, meu problema é que o cache passa do limite que eu coloquei. exemplo. coloquei o cache para 200mb e quando vi ele estava em 2.4gb na pasta de cache. meu hd do pfsense é de 4gb, assim ele fica em 100% todo dia. como faço para funcionar essa limitação?
segue print.
suportefloripa,
Hard disk cache size com 200mb, sendo que a configuração em Maximum object size é de 4kb, e ainda assim seu arquivo cache atinge 2,4gb?
Quantos clientes tem nessa sua rede?
Qual a configuração em Proxy server: General settings na opção Log rotate?Ou você aumenta o tamanho de seu HD ou então deixa de fazer cache. Tudo indica que o tamanho de seu HD não é adequado para sua rede. ::)
-
Log rotate estava em branco. agora coloquei 1. e tenho 10 clientes na rede.
-
O que esta enchendo o disco então são os logs?
-
eu ainda não sei. vou esperar pra ver o que vai acontecer hj.
-
Bom, o meu problema foi resolvido com a situação acima. agora ja faz uma semana a não atingiu nem 200mb. quando chega perto ele libera um pouco de espaço e assim continua. obrigado.