Como colocar um segundo link no Pfsense
-
Pessoal bom dia!
Aqui na empresa tenho dois links
um da embratel e o outro da GVTNo meu FW tenho 3 placas de redes..
Uma delas está configurada com
LAM 192.168.2….
WAN 201.47.220...
OPT1 está sem IPGostaria de saber se tem como eu colocar os links para funcionar e se tem como redirecionar um link para algums ips da rede e o outro para outros ips
-
Se for na mesma faixa de rede da wan, apenas crie um ip alias em firewall-> virtual ip.
Se for outro link, basta configurar a opt1 com uma faixa diferente da 192.168.2.
depois disso configurado, voce tem duas varias opções de balanceamento, redirecionamento e fail over.
para configurar uma regra para sair pelo novo link, basta alterar o gateway das regras em firewall -> rules
para usar balanceamento ou fail over, va primeirio em system -> routing e crie os grupos de gateway e depois atribua eles nas regras que quiser.
-
Marcello você tem msn???
Se for na mesma faixa de rede da wan, apenas crie um ip alias em firewall-> virtual ip.
Se for outro link, basta configurar a opt1 com uma faixa diferente da 192.168.2.
depois disso configurado, voce tem duas varias opções de balanceamento, redirecionamento e fail over.
para configurar uma regra para sair pelo novo link, basta alterar o gateway das regras em firewall -> rules
para usar balanceamento ou fail over, va primeirio em system -> routing e crie os grupos de gateway e depois atribua eles nas regras que quiser.
-
tenho, mas duvidas de forum prefiro resolver no forum..
assim, mais pessoas são ajudadas.
-
Entendi
Mais então no caso minha outra interface que está parada a OPT1 eu coloco ela com o IP da minha segunda conexão?Se você puder colocar um print das telas ai
tenho, mas duvidas de forum prefiro resolver no forum..
-
Entendi
Mais então no caso minha outra interface que está parada a OPT1 eu coloco ela com o IP da minha segunda conexão?tenho, mas duvidas de forum prefiro resolver no forum..
Isso, ou então usar vlan.
-
Eu coloquei dois links no pfsense.
wan1 192.168.0.1
wan2 192.168.2.1
lan 172.16.10.1fiz o load balance mas eu queria que certo ip da lan acessasse a internet pelo gateway, por exemplo, da wan1 e outro ip da lan pelo gateway da wan2.
Fiz um processo no firewall > rules > lan e coloquei algumas regras do tipo… colocando o ip fixo e no gateway coloquei o que eu queria.
É isso mesmo? Ou tenho que desabilitar o load balance? -
É isso mesmo.
Quando você força um gateway na regra não interessa a rota padrão, o pfsense 'empurra' o pacote para o gw especificado.
-
Então vou renomer a OPT1 pra WAN1
em
Interfaces: Optional 1 (OPT1)General configuration
Type vou colocar DHCP pois vou usar nela o link dslAgorar em IP configuration
Eu coloco um ip diferente da minha rede?
Agora só não entendi como fazer esse ser meu link principal