Problema placa de rede reduzindo de 1Gigabit para 10Mbps
-
Estou com um problema em um servidor dell r310 com placas de rede broadcom BCM5716 Gigabit. As interfaces simplesmente se alteram para 10Mbps
media: Ethernet autoselect (10baseT/UTP <full-duplex>)
As vezes nem reiniciando o servidor ela volta para Gigabit. Já tentei ver no fórum se alguém teve o mesmo problema mas até agora não encontrei. Se alguem puder me dizer se já conhece algo relacionado a este problema agradeço. Troquei já os cabos pois achava que poderia ser algum problema neles.
Agradeço a quem puder me ajudar.</full-duplex>
-
eliandersonlima,
Veja que a suas interfaces de rede, pelo que você está expondo, estão configuradas para trabalhar no modo "autoselect". Isso significa dizer que o pfSense e os outros dispositivos conectados a ele vão "negociar" a velocidade de transmissão, de modo que escolham uma velocidade compatível com ambos.
Uma falha na conectorização (patch corder) ou na própria switch ou outro dispositivo que está se conectando ao pfSense pode estar ocasionando este problema. Se você já trocou os cabos (utilize cabos ou patch corders confiáveis, crimpados de fábrica de preferência), tente trocar de porta ou dispositivo!
Outra dica que pode ser interessante é você, via shell/terminal texto do pfSense, (RE)assinar as placas de rede. Durante este processo, acontece novamente a negociação da velocidade de transmissão fim-a-fim. Forçar uma determinada velocidade na própria interface também pode ser uma saída, mas não das mais aconselháveis… porque se auto-negociação falhou, o buraco pode ser mais em baixo!
Abraços!
Jack -
media: Ethernet autoselect (10baseT/UTP <full-duplex>)</full-duplex>
Não entendi onde está essa configuração media:
Se você quer dizer Interfaces:WAN ou LAN na opção Speed and duplex, é melhor você tentar deixar em default.
Ou forçar a barra: na mesma opção Speed and duplex selecione 1000baseTO Jack deu uma bela explicação para seu problema. Por isso eu não optaria por forçar a barra.