DansGuardian 2.12.0.3 pkg 0.1.8 disponível para pfSense
-
danpeal,
bem vindo ao fórum! :)
O dansguardian pode funcionar de duas maneiras, ou na frente do squid passando a autenticação para frente ou no modo sanduiche onde ele fica entre o squid que autentica e o squid que faz cache.
Depois de definir o método de autenticação na configuração do squid e do dansguardian, as configurações de ldap do dansguardian buscam os usuários do AD e preenchem automaticamente nas listas do dansguardian.
att,
Marcello Coutinho -
Boa noite Marcello!
No meu caso, o squid está autenticando e fazendo o cache e ele ficando no meio. Sendo que os usuários pertencentes ao grupo do ad, não recebe as politicas definidas pelo dansguardian. Estou criando o grupo no dans exatamente com o mesmo nome q está no AD, e caso eu crie mais de um grupo, as regras só funcionam no primeiro grupo que ainda por cima as regras acabam herdando para todos os usuários. Enquanto que só deveria pegar para os usuarios que estive no grupo do AD. Deu pra entender o que está acontecendo?
-
Só vai funcionar quando aparecer no log do dansguardian o nome do usuário alem do ip, você já mudou o plugin de autenticação do dansguardian para basic?
Você consegue ver os usuários na configuração do dansguardian (aba users)?
-
Hummm não cheguei a mudar o plugin do dansguardian. Onde faço essa alteração? Na aba Users da configuração do dansguardian não aparece nada, foi uma das coisas que achei estranho. O certo é aparecer todos os usuários que estão no grupo do AD?
-
A configuração do plugin está na segunda aba do dansguardian.
Quando a configuração do ad no dansguardian esta correta, os usuarios do grupo aparecem.
-
A configuração está no modo basic, sendo que mesmo assim não aparece os usuários do grupo no dansguardian… Sabe onde pode ser o problema?
-
A configuração está no modo basic, sendo que mesmo assim não aparece os usuários do grupo no dansguardian… Sabe onde pode ser o problema?
Você esta configurando os browser dos usuários para acessar diretamente o dansguardian?
você consegue ver a autenticação nos logs do squid e do dansguardian?
-
Pessoal, eu tenho um squid rodando belezinha, depois de apanhar bastante no post http://forum.pfsense.org/index.php/topic,47532.0.html
Agora estou querendo colocar o dans.
Minha dúvida é a seguinte. Em um ambiente de testes eu só consegui fazer ele funcionar habilitando a autenticação NTLM. Mas se quem está fazendo a autenticação é o squid, ele não deveria ficar como 'none' ?
Outra dúvida é com relação as bloqueios. No ambiente de testes, quando ele bloqueava um site, eu não conseguia identificar a causa para poder fazer a liberação.
A última; hoje meu servidor está com uso de memória a 50%. Colocar o dans vai aumentar muito isso ?
Desde já muito obrigado.
-
Minha dúvida é a seguinte. Em um ambiente de testes eu só consegui fazer ele funcionar habilitando a autenticação NTLM. Mas se quem está fazendo a autenticação é o squid, ele não deveria ficar como 'none' ?
o plugin de autenticação do dansguardian passa a requisição para o squid.
usuario -> dansguardian -> squid
Outra dúvida é com relação as bloqueios. No ambiente de testes, quando ele bloqueava um site, eu não conseguia identificar a causa para poder fazer a liberação.
Se você escolher o tipo de log para o padrão do dansguardian, o motivo do bloqueio vai aparecer nos logs.
A última; hoje meu servidor está com uso de memória a 50%. Colocar o dans vai aumentar muito isso ?
Aumenta o consume de cpu, mas tenho quase certeza que não vai esgotar usa maquina ;)
-
Quote from: danpeal on April 12, 2012, 07:49:52 am
A configuração está no modo basic, sendo que mesmo assim não aparece os usuários do grupo no dansguardian… Sabe onde pode ser o problema?Você esta configurando os browser dos usuários para acessar diretamente o dansguardian?
você consegue ver a autenticação nos logs do squid e do dansguardian?
Resposta:
Marcello,
Estou sim configurando os broswer dos usuarios para acessar direto do dansguardian e não estou conseguindo ver a autenticação nos logs do dansguardian, mas nos logs do squid está aparecendo certinho o ip, site e usuario. Parece ser alguma configuraçao realmente do dansguardian.
Quais sao os passos para configurar corretamente o dansguardian por grupo no ad? Procurei nos tópicos já mencionados e tudo que achei fiz no servidor.
-
Quais sao os passos para configurar corretamente o dansguardian por grupo no ad? Procurei nos tópicos já mencionados e tudo que achei fiz no servidor.
Estou usando ele em modo sanduíche porque minha autenticação é via kerberos.
No fórum internacional, alguém relatou que conseguiu configurar alterando parâmetros de identificação do usuário no winbind. Não encontrei o post para passar o link.
-
O modo sanduiche que vc menciona é quando ingressa o pfsense no ad via samba+windbind?
-
O modo sanduiche que vc menciona é quando ingressa o pfsense no ad via samba+windbind?
O modo sanduiche é quando você usa um dansguardian entre dois squids.
squid+autenticação -> dansguardian -> squid+cache
Eu ainda coloco uma fatia de queijo no meu sanduíche para melhorar a performance do cache.
squid+autenticação -> dansguardian -> varnish trabalhando em modo reverso -> squid+cache
-
Vou tentar simular este erro quando tiver tempo.
Agradeço o feedback -
Boa noite Marcello,
Parece que descobri onde está o problema, a autenticação do squid pelo modo LDAP está ok, o do dansguardian também. Não sei se vc lembra que eu abri anteriormente o questionamento sobre o dansguardian nao aparecer os usuarios do grupo do AD. Então através dos logs consegui botar para funcionar em partes. Percebi que toda vez que marco a opção do "Do not use the DNS Forwarder as a DNS server for the firewall" no menu "system" na aba "general setup" o dansguardian consegue enxergar os usuários do grupo do AD. Sendo que quando está opção está marcada, o squid perdi a autenticação com o AD e fica apresentando o seguinte erro: "squid_ldap_auth: WARNING, LDAP search error 'Operations error". E toda vez que ele apresenta esse erro, fica pedindo repetidas vezes usuário e senha mesmo estando certo. Quando a opção acima está desmarcada, o squid volta a funcionar mas o dansguardian não enxerga os usuários do AD. Sabe dizer o que pode ser isso?
-
Resolvido!!!
Criei as entradas no DNS Forwarder dizendo quem é o AD e no DNS interno criei um registro apontando para o pfsense. Agora o dansguardian enxerga os grupos do AD e esta fazendo filtro por grupo do AD.
Valeu Marcello!
-
Resolvido!!!
Criei as entradas no DNS Forwarder dizendo quem é o AD e no DNS interno criei um registro apontando para o pfsense. Agora o dansguardian enxerga os grupos do AD e esta fazendo filtro por grupo do AD.
Posta os screenshots para facilitar o entendimento dos proximos usuários do fórum com a mesma dificuldade.
-
Resolvido!!!
Posta os screenshots para facilitar o entendimento dos proximos usuários do fórum com a mesma dificuldade.
eu adoraria esses screens…..
ficar lendo páginas e páginas de conversa no fórum é complicado.... -
Resolvido!!!
ficar lendo páginas e páginas de conversa no fórum é complicado....Você e toda a torcida brasileira (pra não cair no lugar comum da torcida corinthiana). ;D
-
Resolvido!!!
ficar lendo páginas e páginas de conversa no fórum é complicado....Estarei postando os screens…