DansGuardian 2.12.0.3 pkg 0.1.8 disponível para pfSense
-
Eu tive uns problemas com ele não startar tb o que resolveu para mim foi reinstalar o pacote não deletar apenas reinstalando
abs
Souza Linux
-
babingthon,
Vai na aba de blacklist e escolhe a opção reapply downloaded list now.
Fora isso, testa o básico:
-
coloca seu squid para ouvir apenas na localhost porta 3128
-
configura na aba daemon do dansguardian o squid com 127.0.0.1 na porta 3128
-
configura a porta do dansguardian par aa 8080.
-
Libera no firewall acesso para a porta 8080 no ip da LAN do pfsense.
-
Na configuração de proxy do usuario, coloque o ip da LAN do pfsense e a porta do dansguardian.
-
-
Opá amigo, funcionou aqui, só que tenho algumas dúvidas:
1º: O dansguardian tem alguma incompatibilidade com o Pfsense 2.0.1? Por que pra funcionar aqui(em VMs) tive que reinstalar o 2.0.
2º: Nos navegadores, inves de colocar a porta do squid é pra colocar a do dansguardian neh? E outra, achei se é que posso chamar de uma falha(num sei mesmo), que quando coloco o navegador sem proxy nenhum, ele navega normal na net, por que? O interessante é se colocar nenhum proxy é pra não navegar nada.
3º: Na aba General, tem uma opção chamada Auth Plugin, pra serve essa opção, e qual colocar?
4º: Como fica os bloqueios de internet, vai ficar igual ao do squidguard é? Aonde posso bloquear so selecionando a categoria ou mesmo criando. Qual blacklist colocar? Posso usar o squidguard tbm?
5º: Posso costumizar a pagina de bloqueio do dansguardian?
6º: A regra que criei na imagem esta correta?
![regra dansguardian LAN.PNG](/public/imported_attachments/1/regra dansguardian LAN.PNG)
![regra dansguardian LAN.PNG_thumb](/public/imported_attachments/1/regra dansguardian LAN.PNG_thumb) -
vamos lá…
1º: O dansguardian tem alguma incompatibilidade com o Pfsense 2.0.1? Por que pra funcionar aqui(em VMs) tive que reinstalar o 2.0.
Nenhuma, utilizo ele na 2.0.1 sem qualquer problema.
2º: Nos navegadores, inves de colocar a porta do squid é pra colocar a do dansguardian neh? E outra, achei se é que posso chamar de uma falha(num sei mesmo), que quando coloco o navegador sem proxy nenhum, ele navega normal na net, por que? O interessante é se colocar nenhum proxy é pra não navegar nada.
Configure a porta do squid. Você pode até configurar o squid para ouvir apenas na interface loopback e configurar no dansguardian o ip 127.0.0.1 no campo proxy na aba daemon.
Depois de configura o proxy, você precisa bloquear o acesso direto a internet na interface LAN do firewall.
este topico pode te ajudar.
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,45724.msg239090.html#msg2390903º: Na aba General, tem uma opção chamada Auth Plugin, pra serve essa opção, e qual colocar?
Dependo do modo de autenticação que você configurou no squid. Se você não configurou nenhum, use autenticação por ip.
4º: Como fica os bloqueios de internet, vai ficar igual ao do squidguard é? Aonde posso bloquear so selecionando a categoria ou mesmo criando. Qual blacklist colocar? Posso usar o squidguard tbm?
O dansguardian aceita as mesmas blacklists que o squidguard. O procedimento de configuração das blacklists é bem parecido, mas a quantidade de opções do dansguardian é bem maior, visite a aba access lists para ver a quantidade de opções.
A pharselist bloqueia o conteúdo das paginas enquanto a sitelist e urllist bloqueiam as urls digitadas5º: Posso costumizar a pagina de bloqueio do dansguardian?
Pode sim. Vou postar o caminho dela daqui a pouco.
6º: A regra que criei na imagem esta correta?
Não, a regra para a sua rede acessar o dansguardian tem que ficar igual a primeira regra da lista.
Você vai precisar alterar/excluir a ultima regra também, ela libera acesso irrestrito a internet. -
Alguem da lista deveria fazer um pequeno tutorial e disponibilizar no blog.
-
Acabei de subir a versão 0.1.3
Alterações:
-
Campo para personalizar a tela de acesso negado (aba Report and logging)
-
Atualização via cron da blacklist e do clamav(Adeus HAVP) :D
-
Algumas correções de erros de digitação e chamadas de url
Ainda falta:
-
Aba para ajudar na configuração automatica de proxy
-
Filtro SSL
-
-
@marcelloc acabei de testar não sei o que acontece mas na pagina quando coloca em portugues ela não muda, nem editando abaixo
abs
Souza Linux
-
O texto que muda de acordo com a linguagem é só código do erro. A tela em volta tem que traduzir.
Muda a linguagem para brazilian, em seguida apaga o campo report_file e salva as configurações.
-
Boa noite
Então realizei o procedimento como vc descreveu acima, mudei para ptbrazilian, apaguei o report file e salvei mas gerou ainda em inglês e continuou do mesmo jeito.
abs
Souza Linux
-
Eduardo,
Como eu te falei, o que esta traduzido são os códigos de erro e a descrição dos mesmos.
A tela de erro em si precisa de tradução.
Copia o conteúdo para o notepad, traduz o que você sabe que aparece na tela de erro e em seguida cola de volta no campo do pfsense e salva.
-
Marcelloc
Bom dia
Acho que já sei o problema deve ser algum arquivo da versão antiga, pois instalei num servidor novo e puxou as traduções
Abs
Souza Linux
-
Boa tarde marcelloc
Só uma pergunta, nas regras default ele tá barrando tb .exe, pois em extensão coloquei execption .exe
mas ainda barra.
abs
Souza Linux
-
Pessoal, tou "enrolado" com o Dansguardian, so bloqueia aqui o Facebook. La em Acess Lists, eu
selecionei tudo, e mesmo assim consigo acessar só bloqueia o Facebook.
O que estou fazendo de errado?
Ajuda!!!
-
você deve estar esquecendo de marcar o proxy para usar o ip e a porta do dansguardian.
-
Só uma pergunta, nas regras default ele tá barrando tb .exe, pois em extensão coloquei execption .exe
mas ainda barra.
Acabei de fazer o teste aqui e funcionou 100%
primeiro tentei baixar um exe do site da receita
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/declaracao/download-programas.htm
ganhei um access denied.inclui a extensão .exe em access list -> extension -> exception -> Extension
Apliquei as configurações e consegui fazer o download.att,
Marcello Coutinho -
Era o mesmo arquivo que estava baixando aqui tb
blz irei realizar os teste
abs
Souza Linux
-
Encontrei esta wiki para o Dansguardian,
A partir do momento que você entender com o dansguardian funciona, a interface web do pacote vai ficar trivial.
http://contentfilter.futuragts.com/wiki/doku.php?id=Main%20Index&DokuWiki=924cce1d7ede32b3512092f5f759126e
att,
Marcello Coutinho -
Opa vlw vamos ler para entender melhor a solução
abs
Souza Linux
-
Acabei de subir a versão 0.1.4
-
Inclui o arquivo swf que estava faltando
-
Incluí a aba para autenticação baseada em ip
-
-
Bixo não sei onde estou errando.
Porem eu instalei o pacote, o mesmo está executando vi isso atravéz do comando ps.
O mesmo está instalado pois aparece no pkg_info.
Porem ele não está no /usr/local/etc/rc.d/ e não está no status > services.
Ai eu me pergunto onde ele está?
A configuração tem que ser feita via linha de comando né, não não tem ainda interface gráfica pra ele.