Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

2 WAN E 1 LAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 2 Posters 2.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      manovelho
      last edited by

Boa tarde amigos,

Na empresa em que trabalho possue 2 links de internet, cadastrei os dois no pfsense WAN1 192.168.0.1 e WAN2 192.168.2.1 e criei uma LAN 172.16.10.1. Instalei o squid, squidguard e lightsquid. Coloquei como DHCP server e amarrei os ip aos endereços mac.
      Agora vamos aos detalhes: Na minha empresa possue mais ou menos 20 computadores e o que realmente quero é que alguns computadores acessem a internet por um dos links. Então o que fiz, crei rules no firewall com os ip e coloquei no gateway que eu quero. Mas creio que não esteja funcionando pelo fato de quando coloco em Traffic Graphs só funciona umas WAN's. Por exemplo pra ativar o gráfico da WAN1 tenho que coloca-la como gateway default e para pegar a WAN2 tenho coloca-la como gateway default.
      O que eu estaria fazendo de errado? Já que no gráfico deveria estar aparecendo as duas WAN já que os computadores estão utilizando as duas.
      Aguardo um retorno!!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Confere a ordem das regras na lan, elas são lidas e aplicadas de cima para baixo.

Coloca primeiro as regras específicas e depois as regras de acesso geral.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• M
          manovelho
          last edited by

@marcelloc:

Confere a ordem das regras na lan, elas são lidas e aplicadas de cima para baixo.

Coloca primeiro as regras específicas e depois as regras de acesso geral.

Eu necessáriamente tenho que configurar um load balance para que isso ocorra? por exemplo o ip da lan 172.16.0.1 acessar a internet pela wan1 e o ip da lan 172.16.0.2 acessar a internet pela wan2?

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Se todos os usuários estão usando squid, você só precisa alterar o ip de saída para determinadas situações na 'custom options' do squid:

acl normal_service_net src 10.0.0.0/24
            acl good_service_net src 10.0.2.0/24

tcp_outgoing_address 192.168.1.2 normal_service_net
            tcp_outgoing_address 10.1.0.2 good_service_net

caso você queira fazer isso para tudo o que não passa pelo squid, voce não precisa do load balance. cadastre os gateways e aplique nas regras que voce quer alterar o gateway.

• M
              manovelho
              last edited by

@marcelloc:

Se todos os usuários estão usando squid, você só precisa alterar o ip de saída para determinadas situações na 'custom options' do squid:

acl normal_service_net src 10.0.0.0/24
              acl good_service_net src 10.0.2.0/24

tcp_outgoing_address 192.168.1.2 normal_service_net
              tcp_outgoing_address 10.1.0.2 good_service_net

caso você queira fazer isso para tudo o que não passa pelo squid, voce não precisa do load balance. cadastre os gateways e aplique nas regras que voce quer alterar o gateway.

Estive conversando com Willian Silva do site exe.eti.br e ele me disse que isso poderia ser feito pelo squid, realizando configurações no squid.conf

segue em anexo o print das minhas rules feitas….

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

é exatamente o que estou te falano, vá no pacote do squid e inclua as opções que te passei no custom options.

• M
                  manovelho
                  last edited by

@marcelloc:

é exatamente o que estou te falano, vá no pacote do squid e inclua as opções que te passei no custom options.

Já add as opções que vc me passou…

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.