PFSENSE NAO DÁ BOOT APÓS A INSTALAÇÃO



  • Amigos, por favor me ajudem. Já instalei o pfsense 2.0 umas mil vezes, mas toda que vez que inicia ele mostra a tela abaixo, já configurei a bios para o modo "compatible" do HD SATA DE 1TB, já fiz diversas alterações e nada. Minha CPU é um pentium 4 HT e placa-mae ASUS P5LD2-X e HD ATA SANSUNG HD103SJ(1TB). Obrigado.

    Obs: Inseri um livecd do ubuntu para ver se o pfsense tinha escrito no HD mas parece que ele nem formata e nem cria particões.





  • a sua maquina e i386 ou x64? ja tive problema parecido.. quando usei a versao amd64 funcionou!



  • Você vê ele formatar, copiar os arquivos e no final não tem nada?

    Tenta o modo de instalação custom/advanced e acompanha passo a passo as escritas em disco.



  • Ele realiza todo o procedimento(mostra que está instalando e tudo), fiz conforme os tutoriais/manuais, após isso retiro o cd e não entra no boot do HD. uso a versão i386 livecd do 2.0.



  • Já havia alguma coisa instalada antes nesse HD?
    Se havia, antes de instalar o pfSense, use alguma ferramenta pra apagar qualquer partição anterior.
    Já tive alguns HDs da Samsung que só permitiam instalar o pfSense após rodar o fdisk em DOS.
    Pode parecer esquisito, mas foi assim que resolvi problemas com HDs da Samsung:
    Use o fdisk para apagar qualquer partição e crie uma nova partição usando todo o espaço disponível.



  • @johnnybe:

    Use o fdisk para apagar qualquer partição e crie uma nova partição usando todo o espaço disponível.

    Adicionalmente a dica do colega johnnybe, você pode usar um Live-CD com Ubuntu, por exemplo, que trás o GParted (excelente ferramenta para trabalhar com partições/volumes de discos). Você pode usar a ferramenta tanto para certificar-se de que o disco está zerado, quanto para conferir o conteúdo pós-instalação.

    Ainda em tempo, a dica dmenezes é muito importante/bacana. Teste com a versão 64bits do pfSense!

    Abraços!
    Jack



  • Na realidade eu já, após a instalação tinha usado o ubuntu para verificar se o pfsense tinha criado partições e vi que não, então no próprio ubuntu criei uma partição reiserfs com todo o espaço disponível. Novamente realizei a instalação do pfsense. Ele mostra todo o processo normalmente, mas depois quando é para realizar o boot pelo HD continua com a mensagem acima. Então fui novamente com o livecd do ubuntu para ver existia partições criada pelo pfsense e o ubuntu mostrava apenas aquela partição reiserfs que eu criara anteriormente. Não houve escrita nenhuma no HD pelo PFSENSE. Muito estranho.



  • teophilo,

    O filesystem padrão do FreeBSD é o ufs, não reiserfs. Procure apagar todas as partições (deixar o disco totalmente vazio em termos de volumes) e refaça a instalação. O wizard de instalação faz todo o trabalho sujo, ou seja, ele cria as partições e as formata (ufs), mas esta sua pré-partição pode estar quebrando o processo!

    Abraços!
    Jack



  • Blz vou tentar aqui depois post o resultado. thanks.



  • Amigos, me parece que o problema é referente ao uso do NCURSES FRONT END para instalação do pfsense, pois instalei o m0n0wall que é a versão que ele se baseia e funcionou perfeitamente. O pfsense ao utilizar esse método de instalação não é eficaz como o método tradicional de instalação do m0n0wall.



  • O pfsense ao utilizar esse método de instalação não é eficaz como o método tradicional de instalação do m0n0wall.

    "…pfSense exceeds 100,000 known live installs.."

    É mais fácil ser um problema específico da sua instalação/mídia/maquina. Tente alterar alguma coisa no seu ambiente de instalação. Pode ser uma partição a mais, uma midia ou drive de cdrom diferente, tentar instalar em outra maquina, etc.



  • Se você ainda não conseguiu, de uma olhada neste documento.

    http://doc.pfsense.org/index.php/Boot_Troubleshooting



  • Achei mais um falando sobre desabilitar o UDMA na bios

    http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44448.msg230740.html#msg230740


Locked