Apresentação e dúvidas. Primeira: Quanto cobrar



  • Boa noite,

    Trabalho há alguns anos na área de TI. Estou pretendendo atuar no ambiente de segurança + interligação de matriz/filial. Estudei o Endian Firewall e o Pfsense. Pelo que li aqui no forum, o pfsense é superior principalmente em escalabilidade.

    Como não tenho experiencia com a ferramenta, vou estar postando alguns dúvida esta semana, antes de instalar em produção.

    Atualmente estou com duas pequenas empresas e vou postar as dúvidas em cima destes ambientes.

    Pretendo dá suporte a pequenas empresas com 5 ou 10 estações e um ou dois servidores respectivamentes (escritórios de advocacia, factorigs etc).

    Começando por uma dúvida que talvez seja difícil de responder, poits há vários elementos a considerar. Quanto cobrar. Vou descrever o cenário.

    Pequena empresa com um servidor WIndows + quatro estações de trabalho. Link de Internet com IP dinâmico.

    Vocês que já oferecem serviços nesta área, qual a forma de comercialização? Creio que um firewall não tenha como apenas configurar, dá uma garantia de alguns dias (para ver se o cliente esqueceu de citar algo) e pronto. Um produto como este necessitará se suporte, então como e quanto cobrar?

    Obrigado desde já,

    Ricardo.



  • ricardojppb,

    Fazendo um split no seu nick, você deve ser Ricardo e mora em João pessoa Paraíba  ;)

    No meu ponto de vista, o preço depende de:

    • Do seu grau de conhecimento e experiência ou inteligência comercial

    • Valor que a empresa pode pagar

    • Valor da sua hora de trabalho

    • Preço de mercado na sua região

    • Quanto tempo você vai gastar para montar tudo

    O que gosto muito de fazer á garantir um valor por mês com x horas de suporte.



  • ricardojppb,

    Endosso basicamente tudo que o marcelloc lhe respondeu. Apenas gostaria de fazer alguns acréscimos que julgo importantes:

    • É sempre importante lembrar que você não pode vender o pfSense, afinal ele é um software livre! - Ou seja, atrele seu trabalho à prestação de serviços (consultoria, instalação, suporte, etc..);

    • Cuidado com os níveis de SLA que você porventura vai acertar com os teus futuros clientes. Lembre-se que normalmente sysadmin não tira férias, dá suporte de casa (cuidado pra não seguir esta máxima);

    • Parcerias é sempre um bom começo. Se você tem habilidades comerciais, tem "penetração"/contato em clientes potenciais mas não tem a expertise técnica necessária para dimensionar e suportar ambientes mais complexos com pfSense, procure por parceiros mais experientes e que fazem isso comercialmente já há algum tempo;

    • Por fim, lembre-se que qualquer cara com 2 neurônios vivos na cabeça consegue instalar o pfSense em uma máquina (com hardware "comum") ou numa VM. Isso não é diferencial e o cliente em geral não dá valor. O importante é entregar e manter uma solução robusta que contribua com as estratégias de negócio do cliente. Se você conseguir chegar neste nível, deixa de ser o cara que cuida do firewall e passa a ser um parceiro efetivo do negócio. São coisas bem diferentes, com valores agregados muito distintos!

    Espero ter colaborado de alguma forma! ;)

    ahhh… seja bem-vindo a Comunidade pfSense!

    Abraços!
    Jack


Locked