X86 X amd64



  • Eu estava dando mais uma bela olhada no forum e fiquei me perguntando porque alguns servidores com hardware mais modesto estão usando a versão 64bits…
    tem alguma vantagem sobre o 32?



  • Eu prefiro 64 bits.

    Antigamente, sempre foi preciso editar parâmetros de kernel para rodar isso ou aquilo. A versão 64 bits já vem com esses parâmetros bem generosos, minimizando a necessidade de configurações personalizadas.

    No pfsense, a versão i386 tem limite de 128mb para o php da interface gráfica, já a versão 64 já vem com 256.

    O varnish por exemplo foi desenvolvido para 64 bits.



  • forfou,

    Além das justificativas elencadas pelo colega marcelloc, é importante entender que na versão 64bits você tem escalabilidade. Se você tem um servidor que planeja aumentar o seu poder de fogo (principalmente memória RAM), a versão 64bits é a ideial - já que consegue matematicamente gerenciar mais de 4GB de RAM (o que você não consegue fazer com a versão 32bits). Não obstante, o gerenciamento de multi-processamentos também é muito mais elaborado em qualquer sistema operacional de 64bits!

    Logo, se você tem um servidor (ainda que inicialmente modesto), com processador 64bits (não tente instalar a versão 64 em processadores 32bits), o mais recomendável é que você instale o pfSense 64bits.

    Abraços!
    Jack



  • re-instalei em 64bits, coisa rápida.
    é que tive muitas dores de cabeça com alguns computadores que vinham com windows 64bits… quem trabalha com suporte sabe... internet explorer batendo 1giga de ram... softwares essenciais que não funcionam etc...
    agradeço pelos comentários com argumentos claros e precisos.



  • @forfou:

    é que tive muitas dores de cabeça com alguns computadores que vinham com windows 64bits… quem trabalha com suporte sabe... internet explorer batendo 1giga de ram... softwares essenciais que não funcionam

    É comum isso acontecer, quando você utiliza softwares compilados para plataforma 32bits em um sistema operacional 64bits. O bacana é sempre 'compatibilizar' (independentemente do sistema operacional em questão)! ;)

    Abraços!
    Jack


Locked