DHCP sub rede é possivel ?

• Salve Galera,

Uma coisa que sinto falta no pfsense é a possibilidade de criar DHCP com varias sub-redes /32
    como eu posso fazer no mikrotik.

Será que tem jeito ?

mantunespb

• Subrede /32 significa rede de um host só.

Esta Tecnica de roteamento baseada em interface é um tanto quanto esquisita. Deixar o default gateway fora da sua rede é na minha opinião erro de configuração.

O que você pode fazer é instalar um dhcp server em outro servidor, e configurar um dhcp relay em cada uma das suas subredes. Não tenho certeza se o pacote de dhcp do pfsense aceita varias redes para uma mesma interface.

• Marcelo,

Ops.. desculpe é /30..

Não é esquisita quando você que isolar os usuários uns dos outros e não pode usar vlan e não usa o captive portal.

Exemplo: internet em um condomínio. o mikrotik faz isso.

• /30 já cabe o default gateway na mesma rede  :)

Esta rede é wireless?

A Tecnica que descrevi no primeiro post é usada em redes onde os clientes precisam ficar isolados.

Mas não é uma Tecnica 100% já que eles estão no mesmo segmento de rede.

• Não é uma rede cabeada que vai para todos apartamento. Eu consegui fazer isso usando o bsd puro.
    porem gostaria de controlar a banda e talvez o pfsense fique mais fácil.

• @mantunespb:

Eu consegui fazer isso usando o bsd puro.

Excelente.
    Como você já tem conhecimento de bsd, você consegue ver qual o pacote que o pfsense usa como dhcp.

você pode ver a diferença de configuração dos dois e decidir se vale a pena configurar na mão ou se dá para usar o seu arquivo já pronto.

Para instalar pacotes no pfsense, voce precisa baixa-los do http://ftp-archive.freebsd.org/pub/FreeBSD-Archive/old-releases/i386/8.1-RELEASE/packages/Latest/

Se quiser ajuda, posta aqui o que você conseguir identificar.

Não estou com muito tempo livre, mas acredito que consigo te ajduar.

• Para entender melhor esta configuração um pouco fora da didática de redes, segue um dos links para tutoriais na parte de instalação, configuração e backup.

http://blog.magiksys.net/pfsense-firewall-default-gateway-different-subnet

• Marcelo,

Gostei.. porem ainda não creio que vai me ajudar com o lance dos clientes de comunicarem entre si. Acredito que somente com sub rede em
    DHCP ou VLAN.

Márcio

• Se você tiver um switch que possua capacidade para fazer 802.1x, você consegue montar uma solução profissional e top de linha.

No mesmo segmento de rede, como já havia dito, não tem solução 100%.

para o 802.1x você precisa de:

• switch compatível

• servidor radius

• base de usuarios

• clientes com suporte a 802.1x (a partir do windows xp já é nativo no windows)

posta seu arquivo dhcp para entender um pouco melhor esta configuraçãa que você já tem.

Só uma pergunta:
    Você nunca recebeu demandas de usuários querendo aproveitar a rede para jogar entre si?

• Marcelo

Você nunca recebeu demandas de usuários querendo aproveitar a rede para jogar entre si?

Pelo contrário.. recebemos reclamação por causa dos "espertinhos" querendo acessar maquina dos outros..

segue o codigo do meu dhcp

subnet 172.20.2.0 netmask 255.255.255.252 {				
    		server-identifier 172.20.2.1;			
    		option subnet-mask 255.255.255.252;			
    		option broadcast-address 172.20.2.3;			
    		option routers 172.20.2.1;			
    		range 172.20.2.2 172.20.2.2;			
    }					

subnet 172.20.3.0 netmask 255.255.255.252 {				
    		server-identifier 172.20.3.1;			
    		option broadcast-address 172.20.3.3;			
    		option routers 172.20.3.1;			
    		range 172.20.3.2 172.20.3.2;			
    }					

subnet 172.20.4.0 netmask 255.255.255.252 {				
    		server-identifier 172.20.4.1;			
    		option broadcast-address 172.20.4.3;			
    		option routers 172.20.4.1;			
    		range 172.20.4.2 172.20.4.2;			
    ....
    ....
    ....

Note que o meu firewall tem 98 ips na faixa 172.20.X.1; e os clientes 172.20.X.2;
    faço uma regra que bloqueio ele.. e pronto.. eles não consegue nem pingar nos clientes..

• @mantunespb:

Note que o meu firewall tem 98 ips na faixa 172.20.X.1; e os clientes 172.20.X.2;
    faço uma regra que bloqueio ele.. e pronto.. eles não consegue nem pingar nos clientes..

Isso exclui script kids e os espertinhos menos espertinhos da sua lista de preocupações. ;)

Olhei a tela do dhcp e ela não contempla dhcp para redes adicionais.
    No forum dos gringos tem a mesma pergunta com a mesma solução (use VLANS!)

Solução caseira:

OPÇÃO1

Você pode copiar seu arquivo de configuração para o pfsense e subir seu servidor dhcp na mão colocando um script na pasta /usr/local/etc/rc.d/meu_dhcp.conf

OPÇÃO2

Entender como este patch para a versão 1 pode ser aplicado na versão 2 do pfsense. E aplicar em seu pfSense(não esqueça dos backups)

OPÇÃO3

Usar o esquema de default gateway fora da rede, alterando a mascara de rede que o dhcp entrega para /32 e definindo o gateway com o único ip atribuido na lan do pfsense

OPÇÃO4

Substituir seus switches por switches de camada 3 e aplicar em cada uma das portas, regras(access lists) que só permitam trafego para fora da rede, exceto na porta do firewall é claro.

• mantunespb,

Boa Tarde. Voce já olhou alguma dessas opções que o nosso aigo marcello passou? Estou de olho no seu tópico, pois tenho a mesma duvida que voce em relação a sub-redes com pfsense. Caso tenha chegado em algum resultado satisfatório poderia nos mostrar a solução encontrada?

Abraços e no aguardo.

ATT

Breno Alencar

Log in to reply