Swap Pfsense
-
Boa Tarde,
Senhores como faço para ativar o swap do pfsense, pois ele para mim no dashboard aparece 0% eu vou na console digito TOP e aparece lá memoria swap 10G free 10 GB, utilizei o swapon -a e nada, alguem pode me ajudar … e posteriomente como aumentar de 10 Gb para 20 GB
-
Segue conforme mencionado

-
Porque você quer usar swap? Isso vai diminuir a performance do pfsense como um todo.
O swap é usado automaticamente quando a não existe memória ram disponível.
para aumentar, você vai precisar reinstalar seu pfsense no modo avançado.
-
Deixa quieto então, para se vai diminuir o desempenho não me interessa pensei que iria ajudar, com memoria swap, pode me explicar o p q vai dimunir ? apenas para informação
-
Deixa quieto então, para se vai diminuir o desempenho não me interessa pensei que iria ajudar, com memoria swap, pode me explicar o p q vai dimunir ? apenas para informação
Claro, o tempo de resposta da memória é bem menor que o do disco.
Quando você começa a usar swap, o computador fica trocando(swap) informações da memória com parte do disco alem de continuar executando todas as outras operações do sistema operacional.
-
Para ajudar o colega a entender:
Swap é em Disco Rigido(HD). Os tempos de respostas são medidos em microsegundos e milisegundos, quanto menor o tempo de resposta, melhor o desempenho.
Vamos supor que a Memória RAM responda a um pedido seu em 1 segundo.
O HD responderia ao mesmo pedido em 10 minutos.Então lógicamente é melhor utilizar a memória RAM.