Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Segundo IP na placa de REDE LAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 4 Posters 2.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T Offline
      thiagohardware
      last edited by

Olá pessoal estou tentando criar um segundo ip na placa de rede lan porem quando crio e tento pingar esse ip que criei não rola alguém poderia me dar uma força?

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G Offline
        gst.freitas
        last edited by

Vc criou

IP Virtual –- IP Alias

Não deu certo ??

• marcellocM Offline
          marcelloc
          last edited by

Você tem regras na lan permitindo ping para este ip?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• T Offline
            thiagohardware
            last edited by

Então respondendo as duas perguntas sim foi exatamente oque fiz porém não rolou o esquema do virtual ip

e também criei uma regra permitindo ping no segundo ip que criei.

Mais fiz de outra maneira agora adicionei uma placa de rede ao server configurei a regra e blz ele estava transparente a minha rede. A questão é a seguinte. Preciso criar um segundo IP para que ele seja o Gateway de um servidor Asterisk que tenho aqui. Blz até então funcionou porém ele está saindo com o gateway que todos da minha rede sai e não com o que eu especifiquei…. por exemplo quando todos da minha rede 192.x.x.x acessam a internet eles saem pelo gateway default do PFsense blz.. Mais o asterisk deveria sair pelo outro que eu configurei lá no Rounting. Dizendo que a minha faixa de rede 172.x.x.x deve sair pelo gateway que especifiquei. O porque disso? Porque se asterisk com o ip 172.x.x.x não sair por esse que especifique meus ramais que estão em uma filial da minha empresa não registram. ai a duvida. o PFsense faz isso? Ele consegue fazer com que minha outra faixa de ip saia por um outro link de internet que tenho?

• M Offline
              mantunespb
              last edited by

Tente colocar essa regra na Firewall –> Rules --> LAN  especificar o gateway que deseja sair para internet..

Agora, Na minha opinião, seria mais fácil colocar uma segunda placa de rede.

• marcellocM Offline
                marcelloc
                last edited by

Thiago,

Se o que você precisa é somente forçar o asterisk a sair por outro gateway, basta criar a regra na LAN forçando o gateway que você quer como o mantunespb já explicou.

Para evitar problemas de roteamento interno, coloque como origem o ip do seu asterisk e destino a sua rede local com o not marcadono. Desta forma somente os pacotes "não locais" serão enviados para o gateway especificado.

Não esqueça de configurar as opções de nat do sip no asterisk para não ter problemas do tipo "one way audio".

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• T Offline
                  thiagohardware
                  last edited by

Então foi justamente o que fiz coloquei uma segunda placa de rede. Configurei e funcionou mais obrigatóriamente preciso que essa rede criada saia para internet por um link especifico mais não está funcionando … estou travado ai .

• T Offline
                    thiagohardware
                    last edited by

Blz Pessoal muito obrigado pela força

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.