Segundo IP na placa de REDE LAN
-
Olá pessoal estou tentando criar um segundo ip na placa de rede lan porem quando crio e tento pingar esse ip que criei não rola alguém poderia me dar uma força?
Obrigado
-
Vc criou
IP Virtual –- IP Alias
Não deu certo ??
-
Você tem regras na lan permitindo ping para este ip?
-
Então respondendo as duas perguntas sim foi exatamente oque fiz porém não rolou o esquema do virtual ip
e também criei uma regra permitindo ping no segundo ip que criei.
Mais fiz de outra maneira agora adicionei uma placa de rede ao server configurei a regra e blz ele estava transparente a minha rede. A questão é a seguinte. Preciso criar um segundo IP para que ele seja o Gateway de um servidor Asterisk que tenho aqui. Blz até então funcionou porém ele está saindo com o gateway que todos da minha rede sai e não com o que eu especifiquei…. por exemplo quando todos da minha rede 192.x.x.x acessam a internet eles saem pelo gateway default do PFsense blz.. Mais o asterisk deveria sair pelo outro que eu configurei lá no Rounting. Dizendo que a minha faixa de rede 172.x.x.x deve sair pelo gateway que especifiquei. O porque disso? Porque se asterisk com o ip 172.x.x.x não sair por esse que especifique meus ramais que estão em uma filial da minha empresa não registram. ai a duvida. o PFsense faz isso? Ele consegue fazer com que minha outra faixa de ip saia por um outro link de internet que tenho?
-
Tente colocar essa regra na Firewall –> Rules --> LAN especificar o gateway que deseja sair para internet..
Agora, Na minha opinião, seria mais fácil colocar uma segunda placa de rede.
-
Thiago,
Se o que você precisa é somente forçar o asterisk a sair por outro gateway, basta criar a regra na LAN forçando o gateway que você quer como o mantunespb já explicou.
Para evitar problemas de roteamento interno, coloque como origem o ip do seu asterisk e destino a sua rede local com o not marcadono. Desta forma somente os pacotes "não locais" serão enviados para o gateway especificado.
Não esqueça de configurar as opções de nat do sip no asterisk para não ter problemas do tipo "one way audio".
-
Então foi justamente o que fiz coloquei uma segunda placa de rede. Configurei e funcionou mais obrigatóriamente preciso que essa rede criada saia para internet por um link especifico mais não está funcionando … estou travado ai .
-
Blz Pessoal muito obrigado pela força