AJUDA CONFIGURAR DNS REVERSO
-
Pessoal boa tarde!
Estou com uma dificuldade.
Tenho um link da GVT de 4 mega com 16 IPs validos.
Sendo que tenho alguns serviços dentro da minha Infra de ServidoresSeguintes serviços
DNS -> SITE
DNS -> MX EXCHANGER
SISTEMA METAFRAME CITRIX PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA WEBTem o router da GVT que cebe o link
Bom seguinte um dos meus IPs 186.21…..242 quando eu vou usar o DNS Lookup ele me da exatamente o nome do servidor do DNS do site que é linux.proen.com.brAgora eu tenho que apontar o IP 186.215....249 para o DNS do MX do exchanger que o nome seria proxy.proen.com.br sendo que quando dou o DNS Lookup ele aponta para proenprojetos246.static.gvt.net.br que é o router..
Liguei para GVT para criar um NAT dentro do router para usar o DNS reverso e o que foi me passado é que esse serviço não é executado pela GVT e sim dentro do meu firewall
Gostaria de uma ajuda de vocês.
-
Quem é o seu dns primário e secundário?
-
Olha,
Geralmente quem cadastra DNS reverso é operadora.. o meu caso por exemplo eu ligo para embratel e solicito que ele
cadastre o meus ips reverso de e-mail por exemplo, senão alguns clientes não recebem.Márcio
-
Exatamente isso que está acontecendo…
sendo que a GVT disse que não me da suporte a essa operação...Bom Marcello meu DNS primario é o linux.proen.com.br
secundario proxy.proen.com.br que é o do MXOlha,
Geralmente quem cadastra DNS reverso é operadora.. o meu caso por exemplo eu ligo para embratel e solicito que ele
cadastre o meus ips reverso de e-mail por exemplo, senão alguns clientes não recebem.Márcio
-
Então, olha via tcpdump se alguma requisição de reverso chega aos seus servidores de dns.
No registro.br você consegue ver quem está com o registro da faixa, geralmente é a operadora.
Se for, você precisa reencaminhar a solicitação para a operadora "explicando o serviço deles"
Cada operadora tem seu procedimento de publicação de reverso.
-
No caso marcello eu tenho que pedir para GVT configurar meu dns reverso seria isso?
Agora outra coisa… eu tenho que poder o serviço do webmail no ar para isso tenho que apontar um dos IPS validos do roteador para o meu servidor onde rada o webmail nao estou conseguindo fazer isso
Então, olha via tcpdump se alguma requisição de reverso chega aos seus servidores de dns.
No registro.br você consegue ver quem está com o registro da faixa, geralmente é a operadora.
Se for, você precisa reencaminhar a solicitação para a operadora "explicando o serviço deles"
Cada operadora tem seu procedimento de publicação de reverso.
-
Confere no registro.br a quem esta delegada a faixa de ip que você usa.
Se estiver na gvt, você vai ter que abrir um chamado para isso.
Com relação ao owa, se você não quiser publicar outro ip, você pode configurar um proxy reverso(varnish, apache, haproxy, squid-reverse) no firewall para distribuir as conexões de acordo com o host header da url.
-
Marcello se pode me ajudar como executar isso?
Confere no registro.br a quem esta delegada a faixa de ip que você usa.
Se estiver na gvt, você vai ter que abrir um chamado para isso.
Com relação ao owa, se você não quiser publicar outro ip, você pode configurar um proxy reverso(varnish, apache, haproxy, squid-reverse) no firewall para distribuir as conexões de acordo com o host header da url.
-
whois.registro.br responde quem é o administrador do domínio bem como a faixa de ip.
Nos dois casos aparece o seu ID como responsável.
Me parece que as requisições de reverso já estão indo para o seu servidor dns.
Fiz uns testes no seu dns mas infelizmente ele respondeu queries para dominios externos, então não consigo saber se o reverso esta nele ou não.
executando um tcpdump nele, você consegue ver requisições PTR na porta 53 udp?
-
leandro-mattos,
Outra dica bacana é ler este texto introdutório sobre DNS Reverso (que mostra inclusive como pesquisar e implementar o mesmo sob Linux): http://www.hardware.com.br/tutoriais/instalando-servidor-dns/dns-reverso.html
Abraços!
Jack