Trafego de entrada e saida

• Pessoal

Quando eu instavala um firewall manualmente com iptables em linux, geralmente nós configuramos uma regra bloqueando tudo no INPUT

No pfsense por padrão quando é instalado o trafego de fora(INTERNET > FIREWALL) vem bloqueado totalmente ou tenho que criar uma regra para fazer isso?

Com relação ao trafego de saída (LAN > INTERNET), o trafego vem totalmente liberado por padrão?

Obrigado a todos

• Por padrão, tudo o que entra pela wan é bloqueado e todo mundo que faz parte da lan net tem acesso tcp liberado + acesso a web do pfsense.

Para conferir o que esta liberado, basta acessar firewall -> rules

Na aba floating Você pode criar regras e aplicar em varias interfaces.

• marcelloc muito obrigado pela atenção

Vou instalar pfsense na matriz e em 2 filiais.

Em cada uma temos um link de internet e outro dedicado que interliga a matriz e as filiais.

Qual regra e onde inserir para que eu possa gerenciar o firewall das filiais remotamente pelo link dedicado…

obs:
    Matriz tem uma faixa de ip propria e cada filial tem uma faixa de ip diferente.

@marcelloc:

Por padrão, tudo o que entra pela wan é bloqueado e todo mundo que faz parte da lan net tem acesso tcp liberado + acesso a web do pfsense.

Para conferir o que esta liberado, basta acessar firewall -> rules

Na aba floating Você pode criar regras e aplicar em varias interfaces.

• Para chegar no firewall das pontas, você só precisa criar uma regra na wan permitindo acesso ao seu ip fixo.

Nas filiais um dns dinâmico garante a descoberta do ip publico.

• Mas no caso eu não quero acessa-los via internet e sim via lan já que temos um link dedicado interligando todas as redes.

Ex:

Estou na rede 192.168.1.0 e quero acessar as configurações do meu firewall da rede 192.168.2.0 (OBS: eu ja tenho acesso livre aos micros de todas as redes, dou suporte as mesmas por vnc por exemplo.)

@marcelloc:

Para chegar no firewall das pontas, você só precisa criar uma regra na wan permitindo acesso ao seu ip fixo.

Nas filiais um dns dinâmico garante a descoberta do ip publico.

• @fabinhosantos:

Estou na rede 192.168.1.0 e quero acessar as configurações do meu firewall da rede 192.168.2.0 (OBS: eu ja tenho acesso livre aos micros de todas as redes, dou suporte as mesmas por vnc por exemplo.)

fabinhosantos,

O ideal é você postar aqui um diagrama básico da sua rede… assim fica mais simples entendermos e ajudarmos no seu contexto.

De todo modo, pelo que entendi, você já tem uma VPN implementada interligando tuas filiais e matriz, correto? Se for isso, basta acrescer rotas estáticas no seu pfSense (caso ele não pertença a rede de destino) em "System: Static Routes" e liberar o tráfego em "Firewall->Rules->Interface em que a conexão chega".

Abraços!
    Jack

Log in to reply