Ajuda: Tutorial TinyDNS



  • Prezados,

    é a primeira vez que escrevo por não conseguir encontrar um guia para a configuração que necessito. Sempre leio o fórum, mas não tive necessidade de me registrar.

    Tínhamos um servidor DNS configurado em um servidor Windows há muito tempo. No entanto, por razões de segurança, decidimos configurar um firewall que também deve ser DNS server. O firewall funciona bem, mas não consegui configurar o TinyDNS.

    Já busquei no fórum e pela internet, mas não consegui achar boa documentação para configurar corretamente o servidor DNS.

    Onde posso encontrar uma fonte de consulta?

    Obrigado, desde já.
    Vinicius



  • vsauer,

    Bem vindo ao pfsense!

    Você consegue dizer exatamente em que ponto da configuração do tinydns você parou?



  • Desculpe a demora.

    Bem, não tenho muita ideia de como configurar o tiny no pfsense. Pensei que seria alguma coisa tipo o BIND, mas não parece; ao menos pela interface web.

    Tentei, tentei, mas não consigo nem ao menos uma resposta para dig partindo de um computador da rede local. Tinha colocado as minhas configurações e não funcionou, aí parti para o wizard. Mas nada também.

    Partindo de uma instalação zerada, logo depois de configurar minha rede. Depois de instalar o serviço, quais são as configurações que devo realizar a fim de ter um registro SOA e um Alias funcionando? Devo desabilitar algum outro serviço?

    Desculpe se estou perguntando coisas muito triviais, mas não encontro isso nos forums.



  • Desculpe a curiosidade, mas é que agora estou tranalhando em uma empresa de telecom e gostaria de saber tb como configurar e tb de saber se esse tinyDNS é um pacote?

    abs

    Souza Linux



  • Não consigo. Definitivamente.

    Tentei fazer o que esse pessoal disse, mas não consigo desligar o dns forward e usar o dns server nem como servidor da rede, quem dirá transferir zona.
    http://forum.pfsense.org/index.php/topic,33441.0.html

    Vou usar debian atrás do pfsense…



  • Se você sabe como configurar via arquivo de configuração, execute o mesmo procedimento que você faria no debian.

    • Instale o pacote

    • Crie/edite o arquivo de configuração

    • Inicie o serviço.

    Um pacote que pode auxiliar na edição do arquivo é o filer.

    att,
    Marcello Coutinho



  • @vsauer:

    Vou usar debian atrás do pfsense…

    O TinyDNS funciona. Contudo, particularmente (opinião pessoal), não gosto de utilizar o pacote (principalmente rodando junto do pfSense). O pacote em si (em termos principalmente de recursos e escalabilidade) não se compara ao DJBDNS ou mesmo ao BIND, por exemplo. Além do mais, a versão 1.0.6 disponível para o pfSense não é estável (BETA).

    Em resumo: Continue usando um servidor DNS autônomo para ambientes críticos/em produção. ;)

    Abraços!
    Jack


Log in to reply