Duvida referente a load balance e failover
-
Boa noite, me chamo Tiago, comecei a conhecer o pfsense agora e ja estou encantado com o sistema, tenho um provedor de internet e atualmente uso mikrotik com PCC como load balance, porém não esta me suprindo..vi no pfsense uma chance de acabar com meus problemas..no mais entendi todo tutorial de load balance com failover do pfsense, porém me veio a duvida minha estrutura e a seguinte
LINK1- 10 MB FULL
LINK2 - PPPOE 50MB DOWN / 10 MB UP
LINK 3- PPPOE 15 MB DOWN / 3 MB UP
LAN - GIGABITPergunto como o pfsense trabalha load balance com links de diferentes velocidades ? como funcionará o balanceamento neste cenário ?
É justamebte o problema que enfrento no PCC, ele não trabalha bem com links diferentes.Aguardo comentarios dos amigos.
-
tmuniz,
Primeiramente bem vindo ao pfsense.
Para fazer o balanceamento em links com velocidades distintas, cadastre seus gateways na aba system routing clicando no botão advanced para definir o peso de cada link.
Uma sugestão de acordo com o que você postou seria
link1 peso 10
link2 peso 50
link3 peso 15Se quiser usar números menores, calcule o mdc e faça a divisão.
link1 peso 2
link2 peso 10
link3 peso 3Se quiser montar um hardware redundante e tiver ips suficiente para isso, você pode ligar os links ao switch e configurar vlans.
-
Marcelo,
Pegando o gacho da pergunta. Fiquei curioso, onde coloca esse peso ? as opções são essas
Weight Weight for this gateway when used in a Gateway Group. Latency thresholds From To These define the low and high water marks for latency in milliseconds. Packet Loss thresholds From To These define the low and high water marks for packet loss in %. Down This defines the down time for the alarm to fire, in seconds. Frequency Probe This defines the frequency in seconds that an icmp probe will be sent. Default is 1 second.
e como calcula esse mdc.
-
Pegando o gacho da pergunta. Fiquei curioso, onde coloca esse peso ?
Weight = peso ;)
e como calcula esse mdc.
mdc= Máximo Divisor Comum
A sugestão do mdc foi só para usar números menores no peso.
-
irei fazer de acordo com o que você orienta e passarei o resultado, no mais muito obrigado e espero que de certo.rsrs