PFsense HD IDE vs SATA



  • Pessoal,

    Infelizmente para comprar algo em empresas temos que comprovar se vale a pena ou não.. Não é somente dizer que um novo vai funcionar melhor que um velho, kkkk.

    Estou com 12 pfsense nas filiais e matriz, todos são IDE, gostaria de  saber como eu faço para convencer o dono do dinheiro a comprar HD satas. Existe algum tipo de teste de performance principalmente para o squid/squidguard ou algum documento mostrando..

    Agradeço



  • Cara, creio que muitos vão discordar de mim, mas eu prefiro HDs IDE…
    Acho que HDs SATA tem uma vida útil menor...

    Tenho servidores rodando com HD IDE desde 2005 funcionando perfeitamente e servidores 2009 que já perderam o HD SATA...



  • Existem relatos defendendo os dois lados. Eu sugiro sempre a meus clientes a troca dos hds a cada 3 anos. Já vi hds sata e ide indo para o saco de um boot para outro. Depois de 3 anos de funcionamento 24/7 a chance de pifar é bem maior.

    Com relação a performance, hds stata são melhores em condições ideais, onde a placa mãe suporta pelo menos o sataII e tenha a opção AHCI habilitada.

    É difícil ver hds ide hoje no mercado e pelo menos aqui em Brasília, o preço do ide(quando encontra) já é bem maior que o sata.



  • Bem,

    Mesmo concordando com os colegas sobre o fato de que existem textos defendendo ambos os lados, particularmente acho que não há muita discussão sobre a escolha do tipo de HD (em trocas ou compras de novos dispositivos). Basta observarmos que em "servidores de grife" x86 (de qualquer fabricante), só encontramos hardwares com discos SATA ou SAS. Além de terem uma taxa de transferência de dados maior, são "em geral" mais confiáveis e a evolução natural do IDE.

    Acho bacana e também aconselho meus clientes a trocarem sistematicamente os devices físicos de tempos em tempos. Mas em projetos de "retrofit" ou de aquisições, em servidores, sempre indico SATA ou SAS! ;)

    Abraços!
    Jack



  • Acho que essa discussão tem, além de tudo, um componente muitas vezes negligenciado:

    • A finalidade para a qual o disco, seja SATA ou IDE, foi especificado e fabricado.

    Existem HDs da linha doméstica e também para produtividade.
    A longevidade deles, são diferentes. O preço também, evidentemente.


Log in to reply