Sarg 2.3.6 para pfsense
-
Marcelo,
Uma sugestão, fica a seu critério.. coloca o realtime antes do view report.. e se possível o ele abrindo em outra
tela.. no caso do lightsquid, ele não abre.. porem tem um botão de "home" para voltar no pfsense.. só que
eu acho.. (opinião pessoal) que fosse outra aba no navegador.. -
Ficou muito legal hein … Show de bola ...
Estou explorando as funções ainda.
Bem de sugestão, eu não vi em nenhum outro, então lá vai.
Estou querendo trabalhar com uma lista de sites novos. Ou seja, todo site novo, eu analiso e "homologo" ele para uso. Todos os homologados, eu não preciso ficar validando. Assim eu só vejo coisas novas no rel.
Não encontrei uma opção ainda, onde eu pudesse colocar os sites que eu desejo excluir do relatório. Nos outros (LigthSquid e Sarg "manual") eu tentei fazer, mas ele não reconhecia o DNS e tal. Ou seja, eu colocava na lista de excluídos "www.google.com.br" aí ele excluía o ip que o dns respondia na hora da execução do rel. todos os outros ips que respondem por esse fqdn ele mostrava normal.
Fica aí a dica, se conseguir, seria bem útil ...
Outra dica, acho que está relacionada com a do amigo acima, seria colocar uma daquelas barras com o caminho atual como link. Tipo
pfSense>Sarg>2012>march>administrator>top_sites
Com isso, se eu quiser ver março, ou voltar lá em 2012, ou ainda para a home, fica super fácil e prático.
Nesse caso exemplifiquei com o "pfSense" no inicio, porque não há um link para voltar ao pfsense. Mais por praticidade mesmo.Mas são apenas sugestões, o trabalho feito até aqui, já foi mais que excelente ... Semana passada eu "perdi" dois dias buscando tutoriais na net para fazer o sarg funcionar, e alguns dias depois, tá lá o pacote é só apertar o botão e configurar ... rsrs
Outra coisa, mas essa é mais uma dúvida, do que uma sugestão.
Quando o usuário entra por exemplo em um site como o UOL, o browser carrega vários outros endereços.
Existe uma forma de saber, os endereços que são carregados pelo browser, e os links que o usuário clicou ?
Eu por exemplo, gostaria apenas de mapear, onde o usuário foi, que seria, links e digitação. O resto eu sei que são banners e coisas que o próprio site fica carregando.Existe isso, ou eu estou viajando ?
-
Publiquei o sarg 0.2
Principais mudanças:
-
Incluído opções de listas de exclusões de hosts,conteudo de urls e retornos http
-
Algumas correções de bugs
-
Melhorias na interface de relatorios.
filipe.nanclarez,
Fora a parte de links dentro de sites, acho que o resto já faz parte do pacote. ;)att,
Marcello Coutinho -
-
Publiquei o sarg 0.2
Principais mudanças:
-
Incluído opções de listas de exclusões de hosts,conteudo de urls e retornos http
-
-
filipe.nanclarez,
Fora a parte de links dentro de sites, acho que o resto já faz parte do pacote. ;)att,
Marcello CoutinhoPrezados instalei o sarg mas não esta funcionando gostaria da ajuda de voces será que esta faltando mais alguma coiza, uso o squid
-
-
Venicio,
Qual configuração você colocou no pacote?
Que proxy você esta usando?
Que agendamentos você criou? -
Venicio,
Qual configuração você colocou no pacote?
Que proxy você esta usando?
Que agendamentos você criou?estou usando o squid em relação aos agendamentos não entendi e como configuro e sarg?
-
Publiquei o sarg 0.2
Principais mudanças:
-
-
-
filipe.nanclarez,
Marcello CoutinhoHehe, muito legal, vou testar aqui já …
Com relação aos links dentro dos sites, tecnicamente, existe isso ?
-
-
estou usando o squid em relação aos agendamentos não entendi e como configuro e sarg?
O sarg é uma ferramente de relatorio de acesso que é executada via agendamento, ou seja, ele não fica o tempo todo rodando.
Para gerar um relatorio de acesso a cada uma hora por exemplo, configure o schedule com o campo frequency=1h. Desta forma, a cada hora você terá um novo relatório gerado.
Visita o site do sarg para entender como a ferramenta funciona.
-
Olhei ontem o arquivo de configuração e não achei nada com relação a http referer ou algo do tipo nele, portanto deve ser dificil capturar esta informação no processamento do sarg.
O squid tem a opção de incluir o referer no log, mas não sei se o sarg sabe interpretar isso.
LogFormat "%v:%p %h %l %u %t "%r" %>s %b "%{Referer}i" "%{User-Agent}i"" vhost_combined
LogFormat "%h %l %u %t "%r" %>s %b "%{Referer}i" "%{User-Agent}i"" combined
LogFormat "%h %l %u %t "%r" %>s %b" common
LogFormat "%{Referer}i -> %U" referer
LogFormat "%{User-agent}i" agent -
Olhei ontem o arquivo de configuração e não achei nada com relação a http referer ou algo do tipo nele, portanto deve ser dificil capturar esta informação no processamento do sarg.
O squid tem a opção de incluir o referer no log, mas não sei se o sarg sabe interpretar isso.
LogFormat "%v:%p %h %l %u %t "%r" %>s %b "%{Referer}i" "%{User-Agent}i"" vhost_combined
LogFormat "%h %l %u %t "%r" %>s %b "%{Referer}i" "%{User-Agent}i"" combined
LogFormat "%h %l %u %t "%r" %>s %b" common
LogFormat "%{Referer}i -> %U" referer
LogFormat "%{User-agent}i" agentSe eu colocar esse campo no log, ele é exibido na lista de endereços do sarg ?
-
Essa configuração é do apache e não do sarg.
-
-
Se você colocar este campo no log do squid pode dar certo ou pode ser simplesmente ignorado pelo sarg.
-
Se você colocar este campo no log do squid pode dar certo ou pode ser simplesmente ignorado pelo sarg.
Marcelo meu sarg não esta gerando realtorio configurei ele com ta abaixo mas não ta funcionando
pq?
-
subi a versão 0.2.1 com uma atualizaçâo que impede o browser de fazer cache dos reports.
-
Marcelloc,
Testei o pacote em ambiente de teste, com o Squid autenticando via LDAP, os nomes aparecem com caracteres "estranhos" será alguma configuração de codificação?
Apesar desse erro, tudo funcionou bem, segunda ou terça da próxima semana pretendo pôr em produção o pacote em conjunto com o Lightsquid, vamos ver os resultados, o ambiente é relativamente grande, com 50 PCs além dos usuários de VPN, quer algum feedback em especial?
-
Estou forçando UTF8 nos logs, tenta mudar esta opção no arquivo sarg.template, aplica as configurações e gera um novo report.
No dansguardian o log rotate esta ok, mas algumas funções do squidguard ainda estão pendentes.
-
subi a versão 0.2.1 com uma atualizaçâo que impede o browser de fazer cache dos reports.
Nossa, essa é bem útil hein, eu demorei pra descobrir que tinha que dar f5.
-
fiz toda configuracao e quando vou em View Report sai o seguinte erro:
Warning: file_get_contents(/usr/local/www/sarg-reports/index.html): failed to open stream: No such file or directory in /usr/local/www/sarg_frame.php on line 41
já re-instalei o pacote, desinstalei e voltei a instalar e nada ainda.
Alguma sugestao?
-
Você já rodou o sarg via schedule ou apertando o force update now?