Problemas na conexão modem=>pfsense

• Bom dia a todos,

Venho usando o pfsense seguindo vários tutos aqui no fórum que vem me ajudando demais.

Mas estou com um problema que não consigo resolver que e o seguinte:

Tenho aqui uma conexão modem D-link 4mb, e o server Pfsense. A internet aqui vem caindo demais, soque todo vez que a net cai
    o Pfsense nao retorna o IP do moden oque me faz ter que rebootar o server constantemente.
    Ele estava configurado com DHCP, eu coloquei o IP fixo só que ainda não resolveu toda a vez que o modem "desliga" ou a net cai,
    o server Pfsense tem que ser reiniciado para que volte ao normal.

Alguém tem alguma solução?

• Você está usado o pfsense virtualizado ?? se tiver coloque uma interface exclusiva para a conexão do modem.
    Tive problema semelhante usando com virtual box.

• Mulambo,

Verifica em system -> advanced se você não marcou o automatic default gateway switch(ou algo parecido).

Se a sua conexão é pppoe, já tetou colocar o modem em modo bridge e configurar o pfsense para discar?

• Você está usado o pfsense virtualizado ?? se tiver coloque uma interface exclusiva para a conexão do modem.
    Tive problema semelhante usando com virtual box.

Não uso ambiente virtualizado

**Mulambo,

Verifica em system -> advanced se você não marcou o automatic default gateway switch(ou algo parecido).

Se a sua conexão é pppoe, já tetou colocar o modem em modo bridge e configurar o pfsense para discar?**

Como eu faço esse configuração de discar direto no modem?
    Eu uso o modem conectado em um Switch que liga a minha maquina sem passar pelo Pfsense, no caso
    tenho que ligar direto o modem no Pfsense e fazer alguma configuração?

• Se o seu modem for adsl, configure ele em modo bridge e configure a interface wan do pfsense como pppoe

Mas cuidado, se você não tiver muita intimidade com modems adsl, você pode ficar sem internet.

• @mulambo:

Eu uso o modem conectado em um Switch que liga a minha maquina sem passar pelo Pfsense, no caso
    tenho que ligar direto o modem no Pfsense e fazer alguma configuração?

Se você conecta seu modem ADSL diretamente na switch, o firewall meio que perde sentido…  :-\

Veja que qualquer usuário "mais espertinho" pode alterar as configurações do IP da sua estação apontando o default gateway para o modem e navegar livremente na web. Em geral, o único gateway possível da sua rede deveria ser o seu pfSense!

Siga os passos indicados pelo colega marcelloc (faça um backup das configurações do modem antes de alterá-las... assim qualquer problema é só voltar o backup).

Abraços!
    Jack

• mulambo,

como você configurou o gateway do pfsense? System -> routing e/ou na configuração da interface?

att,
    Marcello Coutinho

• _**Se você conecta seu modem ADSL diretamente na switch, o firewall meio que perde sentido…

Veja que qualquer usuário "mais espertinho" pode alterar as configurações do IP da sua estação apontando o default gateway para o modem e navegar livremente na web. Em geral, o único gateway possível da sua rede deveria ser o seu pfSense!

Siga os passos indicados pelo colega marcelloc (faça um backup das configurações do modem antes de alterá-las... assim qualquer problema é só voltar o backup).**_

ele esta ligando em switch separado onde so fica o Pfsense e um Pc que eu trabalho que passa por fora do Firewall.

**mulambo,

como você configurou o gateway do pfsense? System -> routing e/ou na configuração da interface?**

São essas ai as configurações

• E na configuração da interface wan, você marcou o gateway?

• @marcelloc:

E na configuração da interface wan, você marcou o gateway?

• Algum progresso na configuração do modem em modo bridge?

• @marcelloc:

Algum progresso na configuração do modem em modo bridge?

ainda não tentei fazer do modo bridge no modem direto no Pfsense,
    pq ainda não achei como fazer, e tenho que entrar no modem pra configurar tb que ainda não fiz.

*so existe essa maneira pra que isso acabe?

Log in to reply