Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squidguard não bloqueia pelo "Groups ACL"

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 2.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D Offline
      derickraio
      last edited by

Boa tarde pessoal!
      Estou sempre acompanhando o forum afim de tirar dúvidas a respeito de instalações e implementações do PfSense.
      Entretanto, estou em uma situação que estou atordoado já para tentar resoler o problema. Vou passar o cenário e o problema para ver se podem me ajudar com tal.

Estou implementando uma solução Wireless para um colégio de minha cidade, e este controle pelo PfSense dá-se pela necessidade de bloqueios e liberações conforme necessidade de uso de professores e alunos, ou seja, em horário de aula será bloqueado o acesso a internet, e horário de intervalos, por exemplo, liberado com algumas restrições.
      Pois bem, acontece que sao 43 turmas distintas com aula de manhã, de tarde e manhã/tarde. E a idéia que querem é que possa liberar o acesso apenas para uma turma (5°B por exemplo) caso o professor queira fazer alguma atividade em especial.
      Certo, para tal criei uma rede interna 10.0.0.0/8 e fui fazendo as sub-redes para determinadas salas, consecutivamente.. 10.0.2.x -> 1°A // 10.0.3.x -> 1°B // e sucessivamente.
      Os cadastros são feito pelo DHCP com liberação pelo MAC ADDRESS, soh tem acesso a rede quem está no cadastro, o que torna facil a divisão de turmas quando forem fazer o cadastro dos equipamentos, separando conforme a rede necessária. Diante disso, nas configurações do SquidGuard, em Groups ACL, eu criei uma regra para cada sala especificando a sub-rede que ela deve atender, correto?
      O meu problema é que este bloqueio não está ocorrendo! Pelos logs, o SquidGuard não captura nada.. se eu mando passar pelo Squid, o bloqueio acontece normalmente e os logs são gerados. Uma dúvida que me passa: O SquidGuard com Groups ACL's tem limitação de quantidade de ACL'S? Pois por efeito de testes fui removendo/desabilitando as regras das salas para ver se funcionava, e quando eu deixava 4 regras, por exemplo, o bloqueio ocorria normalmente..
      Alguém tem alguma luz sobre este problema? Já reinstalei, voltei backup, reinstalei Packages e nada…

Fico no aguardo, e grato desde então!

Att.
      Derick Raiocovitch

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

derickraio,

Bem vindo ao fórum! :)

você consegue no cachelog do squid se esta aparecendo algum erro de configuração?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D Offline
          derickraio
          last edited by

Obrigado! :)

Estou terminando de voltar o backup para deixar nas configurações conforme mencionei..
          Eu estava vendo de trocar a versão mas parece que é mais zica ainda, hehe
          Voltei para a 2.0.1 e finalizando o backup eu já faço a verificação citada.

Grato,
          Att.
          Derick Raiocovitch

@marcelloc:

derickraio,

Bem vindo ao fórum! :)

você consegue no cachelog do squid se esta aparecendo algum erro de configuração?

• D Offline
            derickraio
            last edited by

Bati cabeça aqui e infelizmente não consegui descobrir a causa do erro.

Reinstalei tudo do zero e funcionou :)
            Mesmo voltando o backup não resolvia.. foi tudo na mão novamente.

No mais, grato pela atenção!

Att.
            Derick Raiocovitch

• JackLJ Offline
              JackL
              last edited by

@derickraio:

.. foi tudo na mão novamente.

Parece uma dica batida, mas é backup é como seguro de carro, a gente só da bola quando precisa.

Antes e Depois de alterar qualquer configuração no pfSense, sempre faça um backup! - Inclusive agora, que você acertou a configuração! ;)

Abraços!
              Jack

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com
              Soluções: https://conexti.com.br

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.