Ajuda, PFSense + Freeradius2 + 3com 7760

• Saudações,

Estou envolvido em um projeto onde tenho este cenário, preciso autenticar no servidor RADIUS do PFSense uma máquina windows através de um sinal wi-fi, emitido pelo AP da 3com 7760.

Instalei o PFSense 2 + Freeradius 2, adicionei usuários e o NAS (IP do 7760) e a sharedkey.
    Já configurei o 7760 pra aceitar 802.1x e adicionei o IP do servidor RADIUS com a sharedkey.

Envio o comando "radtest user password ipservidor 0 sharedkey" para o PFSense e o mesmo responde com accept, pórem pela wi-fi não conecta.

Provavelmente tem muito mais coisa que se deve configurar pra um usuário se atenticar.
    Alguém tem alguma dica, experiência ou um how to que possa me indicar o caminho das pedras?

• cassio,

Primeiramente, bem vindo ao fórum! :)

na parte de cima do forum, exitem alguns tutoriais, inclusive um vídeo com audio em turco mostrando a instalação e configuração do freeradius.

Alem disso, você pode ler o topico do freeradius no forum internacional, é um pouco extenso mas tem vários exemplos de configuração por lá
    http://forum.pfsense.org/index.php/topic,43675.0.html

Outra boa fonte de tutoriais é o proprio doc.pfsense.org
    http://doc.pfsense.org/index.php/FreeRADIUS_2.x_package

att,
    Marcello Coutinho

• cassiocoutinho,

Outro bom ponto de partida nas tuas pesquisas, é este post no blog da comunidade brasileira: http://www.pfsense-br.org/blog/2012/01/solucao-basica-para-clientes-controle-de-banda/

Abraços!
    Jack

• Agradecendo pelo ajuda, já estou bem avançado e gostaria de saber onde encontro esse arquivo para editar no PFSense… nao consegui achar.

/src/tests/peap-mschapv2.conf

#  ./eapol_test -c eap-ttls-mschapv2.conf -s testing123

network={
            ssid="example"
            key_mgmt=WPA-EAP
            eap=PEAP
            identity="bob"
            anonymous_identity="anonymous"
            password="bob"
            phase2="auth=MSCHAPV2"
            phase1="peapver=0"
    }

• Procura o arquivo com o find.

find / -name peap-mschapv2.conf

Normalmente as configurações de pacotes no bsd ficam em /usr/local/etc.

• find / -name peap-mschapv2.conf esse comando nao me volta arquivo nenhum…

a principio no ubuntu esse arquivo fica dentro da pasta do freeradius que é baixada e descompactada.

• Assim… no ubuntu e baixo a versao freeradius 2, mudo alguns arquivos de configuracao, configuro o AP e consigo fazer o cliente windows utilizar o AP pra se conectar no radius e liberar o acesso.

No PFSense eu acho todos os arquivos que uso no ubuntu menos esse ".../src/tests/peap-mschapv2.conf" que fica na pasta baixada do freeradius
    É nesse arquivo que habilito o acesso wi-fi de usuarios windows ao radius, porém não consigo achar nenhuma configuração parecida no PFSense.

Ele contem a seguinte configuração.

#  ./eapol_test -c eap-ttls-mschapv2.conf -s testing123

network={
            ssid="example"
            key_mgmt=WPA-EAP
            eap=PEAP
            identity="bob"
            anonymous_identity="anonymous"
            password="bob"
            phase2="auth=MSCHAPV2"
            phase1="peapver=0"
    }

Agradeço e fico a disposição para tirar qualquer dúvida de quem estiver tentando implementar essa solução.

• Mas você está usando MS-CHAP2 como algoritmo de login?

Já experimentou criar o arquivo?

• Obrigado a todos que me ajudaram nessa jornada,

Realmente depois de muito teste vi que o arquivo peap-mschapv2.conf que eu mencionei acima, não é necesário para fazer a autenticação no freeradius.
    Agora tudo que eu configurava no Ubuntu eu tenho no PFSense, agora é so arrnajar um tempinho e vou implementar no PFSense, quando der certo vou postar aqui o passo a passo pra fazer funcionar.

\0/

• @cassiocoutinho:

Quando der certo vou postar aqui o passo a passo pra fazer funcionar.

Excelente iniciativa  :)

• @marcelloc:

@cassiocoutinho:

Quando der certo vou postar aqui o passo a passo pra fazer funcionar.

Excelente iniciativa  :)

E quando o fizer, pode usar o blog da comunidade brasileira do pfSense para deixar o post: http://www.pfsense-br.org/blog/

;)

Abraços!
    Jack

Log in to reply