Pfsense 2.0.1 + squid transparente bloqueando sites indevidamente
-
Bom dia pessoal tudo bem?
seguinte, já sou usuário do pfsense a um bom tempo e agora estou me deparando com um problema incomum. Tenho 2 links dedicados nesse firewall com load balance e fail over devidamente configurando e funcionando. Como aqui a política de acesso a internet é liberada bloqueando apenas sites como facebook e orkut, instalei o squid + light squid. Tudo ok.O problema:
Quando o RH vai acessar o site da odontoprev o site entre ok. Coloca login e senha da que a pagina nao pode ser exibida.
O teste para isolar o problema:
Fiz um novo firewall sem squid e sem light squid com 2 links dedicados tb. Se eu vou na placa de rede de qualquer computador e acesso pelo firewall atual da o erro, quando mudo o gateway da placa de rede para o firewall de testes, tudo funciona normalmente.
Alguém já passou por isso?
Grato
EDINALDO BACHEGA
-
edibachega,
Analisa os logs do squid para encontrar o problema
/var/squid/logs/access.log e /var/squid/logs/cache.log
att,
Marcello Coutinho -
Ola bom dia,
Não tenho muita experiencia com o pfsense ainda(mas um dia terei) alem do que o marcelo falou creio que seria interessante você verificar em real time o que esta sendo acessado. Muitas das vezes a url acessada ao clicar em um hiperlink e redirecionada para outra ou ha mais url´s adicionais que podem estar sendo bloqueadas. Neste tópico http://forum.pfsense.org/index.php/topic,48730.0.html estou tentando colocar o pfsense para monitorar a rede em tempo real, espero que consiga, tem todo o passo a passo.
Att
Helton Luiz
-
Boa tarde, realmente não consegui. Até instalei o /cachemgr.cgi pelo browser e nas várias opções não consegui identificar nada. Agora está bloqueando a segunda via de boleto do bradesco, site da odontoprev, dentre outros….. alguém tem mais alguma dica? agradeço imensamente a ajuda.
EDI
-
edibachega,
Provavelmente seu problema está relacionado ao cache… Vários sites/sistemas na internet não admitem cache de conexões.
Se o teu proxy é autenticado (pelo seu relato, é assim que está configurado), crie um Alias do tipo "host", coloque o site problemático nele, e crie uma regra em "Firewall->Rules->Lan", encabeçando a lista, liberando irrestritamente o acesso da LAN para o Alias.
Existem vários posts aqui no fórum abordando esta mesma temática! ;)
Abraços!
Jack