Erro Dansguardian com Squid3
-
Senhores,
Estou fazendo uns testes com pfsense embarcado, não sei é um erro acontece em um pc. É entre o dansguardian e squid3.
Primeiro fiz a instalação do squid3, depois instalei o dansguardian, só que ele ao instala o squid2 automaticamente
conforme mostra o código abaixo.Beginning package installation for Dansguardian... Downloading package configuration file... done. Saving updated package information... done. Downloading Dansguardian and its dependencies... Checking for package installation... Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/dansguardian-2.12.0.0.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/pkg-config-0.25_1.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/pcre-8.21.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/libltdl-2.4_1.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/squid-2.7.9_1.tbz ... (extracting) .... .... ....
Depois de instalar "todos" os pacotes de dependencia.. ocorrer um erro ..
e não cria o atalho na GUI.Installation of FAILED!
Somente ele cria o atalho no GUI se reinstalar o pacote dansguardian novamente.
Os pacotes são instalados veja que tem squid2 e squid3
$ pkg_info
arc-5.21p Create & extract files from DOS .ARC files
arj-3.10.22_4 Open-source ARJ
ca_root_nss-3.13.3 The root certificate bundle from the Mozilla Project
clamav-0.97.3_1 Command line virus scanner written entirely in C
cyrus-sasl-2.1.25_1 RFC 2222 SASL (Simple Authentication and Security Layer)
dansguardian-2.12.0.0 A fast, feature-rich web content filter for Squid proxy ser
db41-4.1.25_4 The Berkeley DB package, revision 4.1
lha-1.14i_6 Archive files using LZSS and Huffman compression (.lzh file
libiconv-1.13.1_1 A character set conversion library
libltdl-2.4_1 System independent dlopen wrapper
openldap-sasl-client-2.4.26 Open source LDAP client implementation with SASL2 support
pcre-8.21 Perl Compatible Regular Expressions library
perl-5.12.4_3 Practical Extraction and Report Language
pkg-config-0.25_1 A utility to retrieve information about installed libraries
squid-2.7.9_1 HTTP Caching Proxy
squid-3.1.19 HTTP Caching Proxy
unzoo-4.4_2 A zoo archive extractorTentei desinstalar o squid2 e diz que é requisito
pkg_delete: package 'squid-2.7.9_1' is required by these other packages and may not be deinstalled: dansguardian-2.12.0.0
A duvida é.. o mesmo só funciona com squid2 ou realmente é bug entre o pacote e squid3 instalado ?
-
mantunespb,
A sequencia de instalação e atualização é:
-
dansguardian
-
squid3
Não clique em qualquer alert que apareca log após a instalação, isto vai causar um reload da tela e mensagens de erro ao (re)instalar pacote.
att,
Marcello Coutinho -
-
Marcelo,
Se eu instalar o dansguadian primeiro, ele vai instalar o squid2 de qualquer feito.. você não acha
que dar no mesmo ?? pq ele baixa o squid2 se ja tenho instalado o squid3 ? -
Os binários ficam na mesma pasta.
Instalar o dansguardian depois vai substituir o squid3 pelo squid2
-
Marcelo,
Então é bug mesmo ??
-
Então é bug mesmo ??
Seqüência de instalação não é bug.
Primeiro se entra no carro para depois ligar o motor, simples assim. ;)
-
Então é bug mesmo ??
Seqüência de instalação não é bug.
Primeiro se entra no carro para depois ligar o motor, simples assim. ;)
Desculpe, mas Vou discordar de você..
o squid neste seu exemplo é o carro, já que para o dansguarrdian funcionar
é pré-requisito ter ele, sem o squid o mesmo não funciona.Porem que se eu quero usar dansguardian como squid3 ? como mantunespb mencionou ele não deixa
desinstalar o squid2, e se tiver o squid3, ele instala os dois.Neste caso sim é bug na instalação do dansguadian em aceitar somente o squid2, ou então ele não pode
ser usando junto com squid3.caso possa, Vc não acha que deveria ter uma verificação no pacote do dansguadian para que se o squid3 estiver instalado
ele não instalar.. isso como é feito no squid2 ? -
Você confundiu o conceito novamente.
O squid2 é dependência do dansguardian e não bug do dansguardian.
A seqüência de instalação garante todas as dependências e um ambiente 100% funcional.
-
Você confundiu o conceito novamente.
O squid2 é dependência do dansguardian e não bug do dansguardian.
A seqüência de instalação garante todas as dependências e um ambiente 100% funcional.
Eu entendi que é um bug do pacote dansguadian para o pfsense que só instala com squid2. Nao
eh do dansguadian em si. -
Dependência é muito diferente de bug. Se eu tivesse compilado o dansguardian para o squid3, o problema seria usa-lo com o squid2.
Sigam a seqüência de instalação ou compilem o dansguardian com o squid3.
O squidguard depende do squid2 e nem por isso esta bugado.
Outro ponto importante para o sysadmin é saber usar as opções do comando. O pkg_add ou pkg_del com o parâmetro-f instala e remove pacotes independente das dependências.
resumindo: Não é bug.
-
Entendido.
Bastava dizer isso desde o seu primeiro post que o pacote do dansguardian foi copilado junto com squid2.
-
Entendido.
Bastava dizer isso desde o seu primeiro post que o pacote do dansguardian foi copilado junto com squid2.
Eu disse :)
"…O squid2 é dependência do dansguardian..." significa exatamente isso. Não dá para compilar um programa/pacote sem atender as dependências.
-
Entendido.
Eu disse :)
"…O squid2 é dependência do dansguardian..." significa exatamente isso. Não dá para compilar um programa/pacote sem atender as dependências.
Marcelo,
Não existe uma maneira de vc compilar um pacote junto com o squid3 ??
-
Não existe uma maneira de vc compilar um pacote junto com o squid3 ??
Nos testes que fiz, o dansguardian começa a gerar erros aleatórios de bad alloc e o processo morre.
-
Alguem pode me ajudar eu instalei o dansguardian e depois o squid3 e quando vou ativar o squid3 da esse erro
Fatal error: Cannot use string offset as an array in /usr/local/pkg/squid.inc on line 1378
alguem pode me ajudar?
-
Atualiza a tela denovo e salva as configurações.
vou revisar o código quando não existe configuração salva.
att,
Marcello Coutinho